2015/12/13

Reality Editor e Open Hybrid recorre à realidade aumentada para controlar objectos reais


A realidade aumentada tem tradicionalmente funcionado apenas no sentido de aplicar uma imagem virtual a objectos físicos reais; com este Reality Editor pretende-se elevar esse conceito e permitir uma interacção digital que tem efeitos práticos no mundo real.

O que vos parece a ideia de poderem associar um qualquer botão no vosso carro (ou casa) a uma determinada função, simplesmente desenhando uma linha entre esses objectos no ecrã do vosso smartphone? Ou, que tal se pudessem controlar um drone simplesmente apontado para ele com a câmara do vosso smartphone e tocando na sua imagem e arrastando-o para onde queriam que fosse?

Tudo isso e muito mais é possível, já hoje, usando-se os objectos híbridos do projecto Open Hybrid e este futurista Reality Editor.

Num automóvel, podemos facilmente associar um botão programável a qualquer função desejada (como o volume do auto-rádio ou definir que o mesmo deva controlar todos os vidros em simultâneo) mediante o simples desenhar de uma linha entre ele e os elementos a controlar - algo que facilitar a sua programação, que tradicionalmente seria feito através da navegação entre múltiplos menus e complicados processos de selecção e pesquisa de funções. Em casa, acender ou apagar uma lâmpada pode ser feito de forma idêntica, desenhando uma linha entre um interruptor (ou outro elemento interactivo capaz de fazer um on/off) e a lâmpada.

Por agora é um projecto que ainda precisará de melhorar bastante... mas faz-nos sonhar com um futuro onde todo o tipo de configurações complicadas possam ser feitas de forma visual bastante mais simples.





Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)