2015/12/13

Câmara esférica Luna grava vídeo a 360º


A iminente popularização dos sistemas de realidade virtual vai fazer disparar o desejo por conteúdos imersivos, e esta Luna é uma micro-câmara esférica que simplifica ao máximo a captura de vídeo a 360º.

Os sistemas para captura de vídeo a 360º são, tradicionalmente, complexos e pouco práticos de usar; mas esta câmara esférica Luna (que já superou o objectivo pretendido no Indiegogo) torna-se numa verdadeira "GoPro" para vídeos a 360º.

A câmara não só tem um tamanho ultra compacto, como também reduz um sistema de captura de 360º ao mínimo indispensável: uma esfera com uma lente "olho de peixe" capaz de apanhar 180º em lado opostos. Para além disso, todo o tratamento e processamento (disponível em vários modos, tando para visualização VR como em modo esfera que nos deixa movimentar o nosso smartphone para olhar para onde se quiser) é tratado de forma automática; e nem sequer falta conectividade WiFi para que rapidamente se partilhem os vídeos na internet.

A Luna tem outros pormenores interessantes, com um sistema de fixação magnético (que também serve para transferência de dados e carregamento); sendo também à prova de água; e contando com um giroscópio cujos dados servem para fazer estabilização de imagem de forma mais eficiente. Enfim... detalhes que fazem com que os $199 e $249 inicialmente pedidos até fossem bastante aceitáveis, embora agora já so restem câmaras no patamar dos $349 (a não ser que optem pelo pack duplo, de $549 por duas câmaras)... a que se soma uma longa espera até Outubro de 2016, assumindo que não irão haver atrasos imprevistos.

1 comentário: