2015/12/12

Rússia quer construir base lunar em 2030


Já vamos com muito atraso em relação à clássica série de TV "Espaço: 1999", mas parece que daqui por duas décadas o sonho de se ter uma base lunar se poderá tornar realidade - se estes planos russos se vierem a concretizar.

Manter uma base na lua oferece uma complexidade bem maior do que manter algo como a estação espacial; a começar pela maior distância a que se encontra da Terra. Chegar à ISS é algo que pode ser feito em poucos minutos; levar material e astronautas até à Lua é algo que demorará dias e obrigará a usar módulos bastante mais complexos quer para a viagem, quer para a alunagem (e posterior regresso).


Pelo lado positivo, uma base na Lua sempre permite aos astronautas terem "os pés no chão" mesmo que com gravidade reduzida, e permitirá começar a pensar na utilização das matérias primas lá existentes para expandir a tal base (por exemplo, recorrendo a impressão 3D) e também tentar usar o seu Helium-3 como combustível para reactores de fusão nuclear...

E, sem dúvida que seria um excelente entreposto para servir de base de lançamento ou de apoio para futuras missões tripuladas a Marte ou de exploração a asteróides.

... Não será por acaso que a própria NASA já revelou o seu "desinteresse" na ISS e também disse que iria voltar as suas atenções para a Lua. Parece que para as próximas décadas a Lua vai voltar a ser a meta a atingir, desta vez de forma mais permanente do que aquela que se iniciou ainda na década de 60, há praticamente meio século atrás!

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)