2015/12/02

Samsung lança um web browser para o Gear VR


A Samsung é uma das primeiras empresas a fazer chegar ao mercado o seu sistema de realidade virtual com o Gear VR, e com isso começa também a apostar na criação de produtos que dele tirem partido, como é o caso de um browser concebido para ser utilizado em ambiente de realidade virtual.

Enquanto vamos aguardando pela chegada da primeira "nova geração" de óculos de realidade virtual com estreia prevista para 2016 (Oculus Rift, PlayStation VR, etc.) podemos ir desde já espreitando este mundo pelos olhos do pequeno Gear VR, que utiliza os smartphones da Samsung como cérebro e ecrã.

Agora, a Samsung apresenta-nos o seu Samsung Internet para o Gear VR, um browser pensado para ser utilizado em VR.


A popularização da realidade virtual vem acompanhada de inúmeros desafios; e um deles será precisamente permitir que as pessoas continuem a poder aceder aos conteúdos a que estão habituadas... mas com um ecrã colado em frente ao olhos. Parece simples, mas as coisas depressa se transformam quando descobrirem que não podem usar as mãos para escrever num teclado (nem sequer vê-las).

É por isso que para este browser VR a Samsung aposta no olhar e na voz como forma de interagir com o browser, suportando o reconhecimento de voz e deixando que o olhar funcione como "apontador". Mas ainda assim, por interessante que seja, não se pode deixar de considerar que estamos apenas na pré-história destes sistemas, em que apenas estamos a tentar replicar aquilo que foi concebido para ser usado num ecrã convencional, transpondo-o directamente para o mundo virtual (e para o qual não será certamente o mais apropriado.)


Podemos equiparar o processo ao mesmo que aconteceu com a invenção dos automóveis, e onde no início o método de controlo para fazer virar as rodas era um leme como os que se usavam nas embarcações, pois era essa a referência mais aproximada que se tinha do método de controlo para um veículo. Felizmente, não demorou muito tempo para que alguém decidisse experimentar algo novo... um volante. Esperemos apenas que no que diz respeito à realidade virtual, essa reinvenção dos interfaces possa acontecer de forma igualmente rápida.

3 comentários:

  1. Respostas
    1. Como se vê por pe-la mensagem em cima ainda é pouco pratico e limitado. Como tem limite de caraters nas mensagens só consegui escrever isso e só publicou a ultima parte da mensagem!

      Eliminar
    2. Mas é muito bom para ver filmes em sites com filmes completos. Estive a dar uma olhada e acho que a partir de agora vou ficar fã de filmes online :-)

      Eliminar