2015/12/16

Spam com sinceridade natalícia


Receber spam já se tornou numa das inevitabilidades da vida moderna, mas há alguns que até parecem começar a ter maior sinceridade quanto ao método mais eficiente para evitar que cheguem às nossas caixas de email.

Os filtros dos serviços de email já são capazes de nos livrar da grande maioria do spam, que é imediatamente enviado para a respectiva pasta, mas de vez em quando lá aparece um que consegue enganar os filtros e chegar até à nossa inbox. Em grande parte dos casos, estes emails contêm um link que nos incita a clicar nele para parar de receber estas mensagens... o que nos leva a imaginar duas situações:
  1. O email tem origem numa empresa comercial séria, que efectivamente irá usar essa informação para remover o nosso endereço de email da sua lista.

    - Ou, mais provavelmente -

  2. Trata-se apenas de uma forma de validar que o email conseguiu chegar até ao destino, e assim confirmar que se pode continuar a enviar (ainda mais) spam para este endereço.

Em caso de dúvida, é melhor assumir que se trata da segunda opção; o que me faz regressar ao propósito inicial deste artigo. Num dos emails que recebi recentemente, já nem sequer pedem para se clicar num link para (alegadamente) se remover o endereço de email da lista:


Agora já explicam de forma directa que, se não se quiser receber o email, a melhor solução é mesmo bloquear o endereço de email de origem! :)

... Claro que continua a tratar-se de uma sinceridade relativa, uma vez que estes emails são enviados de dezenas ou centenas de endereços de email diferentes, e não iremos resolver o problema bloqueando apenas um endereço. Mais sorte teremos a bloquear algumas palavras chave ou nome da empresa, enviando-os directamente para o lixo.

Mas, ao menos já não se tem que ficar na dúvida sobre se o link para remoção da subscrição dos emails funciona ou não - fica logo demonstrando que não! :)

1 comentário:

  1. Depende. Já reduzi em muito o spam simplesmente clickando no unsubscibe que aparece no fim dos emails.

    ResponderEliminar