2016/01/07

Assist é um assistente que dispensa app dedicada (e marca a tendência dos bots para 2016)

O mundo dos assistentes digitais começa a entrar em overdose de apps, e o Assist é um serviço que quer escapar a isso dispensando o uso de uma app própria.

O ano de 2016 arrisca-se a ser o ano em que (alguns tipos de) apps começaram a perder protagonismo face aos chamados "bots" que têm tomado de assalto as plataformas de mensagens - e que nalguns casos já se vão tornando em verdadeiras plataformas multifuncionais.

No caso deste Assist, trata-se de um bot que pode auxiliar os utilizadores a fazer coisas como: pedir transporte, entrega de comida, reservar restaurantes, pedir uma recolha de uma encomenda, comprar bilhetes, reservar hotéis, procurar locais interessantes, etc. Só que em vez de isso nos obrigar a instalar uma nova app, aqui temos simplesmente um novo "contacto" que poderemos usar a partir da nossa app de mensagens favorita (Facebook Messenger, Telegram, Slack, ou até via SMS.)


Obviamente que este tipo de utilização não se adequará a todos os serviços, nem irá por em causa a continuação da existência de apps dedicadas; mas reforça uma tendência que tem vindo a aumentar cada vez mais nos últimos anos, e que este ano irá fazer notar-se ainda mais.


A verdade é que para muitas pessoas, a maioria do seu tempo é passado dentro de uma app de mensagens, a falar com os seus amigos. Com estes serviços a estarem disponíveis directamente aí, tornam-se bastante mais atractivos e apelativos (e isto não falando no fenómeno de "cansaço" de ter tantas apps que depois nem nos lembramos do que temos ou para que servem - especialmente quando mais precisaríamos delas). Assim, bastará pedir a ajuda a um destes bots, que está na app que sabemos que temos e usamos.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)