2016/01/13

Google Maps prepara-se para ganhar navegação contínua inteligente


Demorou, mas parece que finalmente estamos prestes a ter ainda mais motivos para usar o Google Maps como app de navegação: a mais recente versão adiciona um modo de condução contínuo que tenta adivinhar continuamente para onde vamos.

Sejamos honestos, as apps de navegação são excelentes quando se vai em viagem em direcção a um qualquer destino, mas são pouco práticas para quando se está apenas a circular no dia a dia. Algumas apps já aprenderam a lidar com as situações mais rotineiras de conduzir para o trabalho e de regresso a casa, mas isso ainda nos deixa a ter que introduzir manualmente destinos "ridículos" das nossas rotinas habituais (ir ao shopping, lojas, restaurantes, etc.)

Ainda recentemente, ao introduzir como destino o Norte Shopping, um amigo me perguntou se eu não sabia onde ficava. Mas a questão é que, se não introduzir para onde vou, a app não me avisaria de potenciais complicações no caminho nem para optar por algum caminho alternativo se necessário. Mas em breve isso poderá deixar de ser necessário, pois no Google Maps v9.19 surge uma nova opção que pretende determinar automaticamente o nosso destino, e também alertar-nos para potenciais situações complicadas mesmo quando se circula "sem destino".

Este novo "Driving Mode" poderá ser activado a partir de um shortcut no ecrã, facilitando o processo de "entrar no carro e arrancar"... Esperemos que o Google não se esqueça do Waze e também lhe faça chegar esta funcionalidade, pois senão começará a ser complicado ter que optar por um ou por outro (e eles só têm a perder se os seus utilizadores começaram a abandonar o Waze e deixarem de enviar os relatos em directo sobre o trânsito).

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)