2016/01/15

Investigadores querem criar tablet com ecrã táctil para cegos


Os dispositivos com touchscreen vieram abrir um mundo de possibilidades, mas simultaneamente complicaram a vida a todos os utilizadores que perderam o feedback táctil que anteriormente era dado por botões e teclas. Investigadores estão a trabalhar no assunto e dizem estar prestes a criar um tablet com ecrã táctil que revolucionará a utilização destes dispositivos pelos cegos.

Os sistemas de acessibilidade em iPhones e Androids muito têm evoluído e permitido que utilizadores cegos tirem partido das suas capacidades, mas há ainda muito por fazer. Tradicionalmente, todo e qualquer tipo de display táctil tem um custo bastante elevado, e criar um ecrã completo com pequenas agulhas mecânicas idênticas às dos módulos braille de uma linha seria algo para custar mais de 50 mil euros.


Investigadores da Universidade de Michigan dizem ter resolvido o problema com um sistema de microfluidos capaz de encher pequenas bolhas de forma a gerar relevos no ecrã, possibilitando a criação de um ecrã táctil completo a um custo aceitável (cerca de $1000) e mantendo um volume reduzido de forma a poder ser implementado num tablet.

Faz-nos recordar todos rumores que surgiram há alguns anos, quando se falava que o próximo passo na evolução dos smartphones seria a criação de touchscreens capazes de simular relevos e dar um maior feedback físico. Foi tecnologia que não se veio a comprovar... mas seria bom vê-la resultar nesta nova aplicação que permitiria dar uma nova "visão" a quem não a possui.


Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)

[pub]