2016/01/17

iTunes Radio deixa de ser gratuito - disponível apenas para subscritores do Apple Music


Se costumavam dar uso ao iTunes Radio para ouvir música gratuitamente (com publicidade) só o poderão fazer até ao final do mês, pois o mesmo passará a estar disponível apenas para subscritores do serviço Apple Music.

O serviço do iTunes Radio era semelhante ao de todos os outros serviços de rádio online, onde os utilizadores não podem escolher expressamente aquilo que querem ouvir, e tendo inúmeras restrições quanto ao que podem fazer (não podendo fazer rewind ou fast-forward, e só podendo "saltar" um máximo de 6 músicas por hora). Já o Apple Music, a pagar, dá total liberdade para que os assinantes ouçam qualquer música que queiram, quantas vezes quiserem, sempre que quiserem.

Transferir o iTunes Radio para o serviço pago não deixa de ser uma decisão polémica (e curiosa), pois tenta fazer passar a ideia de que também o serviço de rádio terá que ser pago activamente pelos utilizadores, em vez de ser apenas subsidiado à custa de publicidade. Aliás, há quem diga que esta decisão terá sido tomada precisamente devido à Apple querer distanciar-se dos serviços suportados por publicidade (ainda nos últimos dias a Apple revelou que iria encerrar a sua plataforma publicitária iAds.)

Como sempre... o problema seria maior se não houvessem alternativas. Na Apple, a empresa continuará a disponibilizar o Beats 1 como canal de rádio gratuito; mas provavelmente ficarão melhor servidos ao optar pelo Spotify (mesmo na versão gratuita), ou simplesmente optarem por ouvir qualquer uma das muitas milhares de rádio online que se podem ouvir sem pagar por isso.

1 comentário:

  1. Manobra terrível por parte da Apple... Aí vêm os haters em força :) Pessoalmente não me afecta, desde que o Beats 1 (que é a única coisa que ouço) continue gratuito, tudo bem. Se deixar de ser, não é por aí que vou subscrever o Apple Music ou sequer activar o trial...

    ResponderEliminar