2016/01/02

O que acontece na fronteira do Universo?


O Universo é um local incrivelmente vasto. Mas sabemos que está em expansão, e se está em expansão significa que tem que haver uma "fronteira" que se está a expandir; sendo esse o caso, o que é que lá acontece e o que veríamos se lá se chegasse?

Peço desculpa desde já por falar destes temas em épocas festivas, pois poderão incitar ao sentimento de depressão profunda por nos colocar num Universo gigante onde parece estarmos destinados a ficar cada vez mais, e mais, isolados. Devido à tal expansão, será uma questão de tempo até que eventualmente nos tornemos numa pequena galáxia sozinha num universo escuro e sem nenhuma outra galáxia visível... Mas felizmente isso é algo que não deverá acontecer durante os próximos biliões de anos... pelo que, não vale a pena preocuparem-se muito com isso desde já (a não ser que sejam astro-físicos e seja essa a vossa missão).

O vídeo que vos trago hoje fala-nos precisamente da fronteira do Universo, e do que aconteceria se lá se tentasse chegar. (Spoiler: como sempre, nestas coisas do infinitamente grande, as probabilidades estão contra nós...) Mas vale-nos a nossa imaginação para nos transportar instantaneamente para qualquer ponto do Universo, e dar-nos a conhecer o que aconteceria (dentro daquilo que conhecemos - ou pensamos conhecer - actualmente.)

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)