2016/02/23

App do Google Drive já pode abrir PDFs sem fazer download


Se têm por hábito ver PDFs na web usando o vosso Android, poderão já ter reparado que dezenas ou centenas deles se vão amontoando na pasta de downloads. Felizmente, é algo que agora deixa de acontecer.

Anteriormente, sempre que se carregava num link para um ficheiro PDF (no Chrome ou em qualquer outra app, como o WhatsApp ou Twitter), o ficheiro era descarregado e só depois era exibido. Com a versão mais recente do Google Drive, o processo muda ligeiramente, mas tem diferenças bem notórias: o PDF começa a ser carregado directamente pelo visualizador de PDFs do Google Drive, dispensando o seu download.

O resultado prático mais imediato e visível é que deixará de ser necessário uma visita tão regular à pasta de downloads para apagar todos os ficheiros PDF que normalmente por lá se acumulavam - embora, por agora, isso ainda não possa ser dispensando completamente. Ao que parece, quando se trata de um ficheiro PDF lido a partir de uma ligação HTTPS, o mesmo continua a ser descarregado e a permanecer na pasta de downloads. Mas, para os casos mais comuns, em que se tratam de ficheiros PDF acessíveis publicamente via HTTP, o assunto fica arrumado.

Resta uma última situação. No caso de quererem efectivamente fazer o download de um PDF que está a ser exibido directamente sem que tenha sido feito o download, poderão fazê-lo escolhendo a nova opção de download que surge no menu expansível do mesmo. (Esta funcionalidade está disponível desde a versão 2.3.544.17 da app do Google Drive.)

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)