2016/02/07

Relógio com Tourbillon impresso em 3D


As impressoras 3D vieram abrir novos horizontes quanto ao que se pode criar, e agora temos um Suiço que usou a sua Ultimaker 2 para fazer um relógio com Tourbillon completamente funcional e inteiramente impresso em 3D.

O Tourbillon é um mecanismo de relógio, desenvolvido há mais de dois séculos, que tem como objectivo contrariar o efeito da gravidade no funcionamento do relógio. Desde então tem sido usado em inúmeros relógios e sendo considerado um dos mecanismo "de luxo" em todos os relógios.

E agora o mesmo é aplicado também a um relógio impresso em 3D, no caso deste Christoph Laimer Tourbillon, que diz ter levado a sua impressora 3D ao limite das suas capacidades (e inspirado por outro projecto que demonstrou ser possível imprimir um Tourbillon em 3D). Os interessados podem contactá-lo, ou então dar um salto ao Thingiverse onde poderão descarregar gratuitamente os planos deste relógio e imprimi-lo onde quiserem.

Mesmo para quem nada percebe de relógios, não haverá melhor forma de passar a conhecer todos os segredos ao construir um completamente de raiz. Quem sabe, talvez até consigam ter uma ideia revolucionária que nunca tenha sido pensada ao longo dos últimos séculos, e superarem tudo o que foi feito até ao momento. :)

Quanto à sua precisão: este relógio impresso em 3D não deverá adiantar/atrasar mais de 2 segundos por cada minuto, e poderá funcionar por 30 minutos de cada vez que se der "à corda".


2 comentários:

  1. Muito interessante. Dá vontade de ir já comprar uma impressora 3D só para fazer um destes hehehehe
    E relógios de corda maravilham-me

    ResponderEliminar
  2. Muito bom! Didático também

    ResponderEliminar