2016/02/19

Seagate lança disco de 2.5" com 2TB


Precisam de grande capacidade de armazenamento no menor espaço possível? A Seagate tem um disco de 2.5" com 7mm de espessura com 2TB de capacidade. O "problema" é que se trata de um disco SMR.

Este disco da Seagate é o primeiro a oferecer 2TB de espaço num formato tão compacto (2.5" com 7mm), mas antes de começarem a fazer as contas de como poderão expandir o espaço no vosso portátil convém referir que se trata de um disco SMR.


A tecnologia SMR (shingled magnetic recording) permite aumentar a densidade de informação, mas fá-lo à custa da gravação de pistas sobrepostas - um pouco ao estilo do que acontece com as telhas de uma casa. Isto permite armazenar uma maior quantidade de dados, mas significa também que, quando se quer regravar qualquer bit num destes blocos, se tenha que regravar o bloco completo.

É portanto um disco que será mais recomendado para certos casos específicos, onde se necessite de armazenar uma grande quantidade de dados, mas onde os mesmos se mantenham inalterados durante a maior parte do tempo (por exemplo, backups, arquivos de fotos, vídeos, música, etc.) Embora possa ser interessante para alguns utilizadores, estes discos estarão mais orientados para clientes empresariais, que poderão colocar 200 (ou mais) destes discos num rack 4U.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)