2016/03/30

Apps desaparecem da App Store quando o developer deixa de pagar


O tema da longevidade dos conteúdos na internet não é novo, mas um recente caso de um jogo na App Store relembra os riscos da volatilidade de muitas plataformas, pois basta um developer deixar de pagar a sua quota anual à Apple para que todas as suas apps desapareçam da loja.

Colocar uma app na App Store requer uma conta de developer na Apple, que custa 99 dólares por ano. Não é um valor exagerado, mas pode ser o suficiente para que um developer solitário e independente decida deixar de o pagar, se vir que as suas apps nem dão para a despesa. Foi isso que esteve prestes a acontecer com o developer do jogo Forget-Me-Not, que alertou os utilizadores que iria deixar de pagar a anuidade e que as suas apps iriam desaparecer da App Store.

Neste caso, um amigo disponibilizou-se para pagar os 99 dólares e manter os jogos na App Store, mas a questão de fundo permanece: quantas das app disponíveis actualmente irão continuar a estar disponíveis daqui por 5, 10 ou mais anos? Quantos daqueles brinquedos (e não só) que actualmente anunciam, com orgulho, funcionar num smartphone por intermédio de uma app, ficarão inutilizados quando as gerações futuras descobrirem que essas apps desapareceram?

Tal como actualmente temos projectos como o Internet Archive que tenta preservar conteúdos digitais para que não desapareçam no esquecimento, será inevitável que, mais cedo ou mais, o mesmo comece a ser feito também para as apps. Seria simpático que, neste caso, fosse a própria Apple a manter um repositório das apps "obsoletas" que pudessem ir desaparecendo da sua App Store; mas aquilo que se pretenderia, de um modo geral, era que todas as empresas tivessem um plano "de longo prazo" sobre como pretendem lidar com esta questão da longevidade dos seus conteúdos.

2 comentários:

  1. Não é só na apple store o mesmo também acontece na store da microsoft.
    eu tive 4 app minhas na apple store e por causa da minha 5 app não ser aprovada pela apple pois violava uma patente de localização, originou deixar de ser developer e as minhas 4 app ao fim do contrato anual developer foram apagadas, quem fez backup no itunes pode voltar a colocar, quem não fez desaparece e não consegue voltar a por. Já aconteceu ter que enviar a mesma por mail para um cliente e como tinha na conta o registo que a mesma tinha sido adquirida pelo mesmo, ele ao colocar na pasta do backup do itunes consegui voltar a instala-la.

    ResponderEliminar
  2. Estou começando a desenvolver para Android e tenho até medo em pensar no desenvolvimento para dispositivos IOs. Para ser sincero, nunca tive um dispositivo IOs e nunca tive vontade de ter, por isso nem sei como funciona. Mas alguém me diga, como ficam os apps free nesta plataforma? O desenvolvedor disponibiliza um app free e precisa ainda pagar para mantê-lo disponível! É complicado, heim!

    ResponderEliminar