2016/03/03

AsteroidOS quer ser a alternativa open-source ao Android Wear nos smartwatches


O segmento dos smartwatches tem sido um dos mais concorridos, mas as opções a nível de software continuam a ser bastante limitadas. O AsteroidOS quer mudar o panorama, e assume-se como a alternativa open-source ao Android Wear.

Actualmente, as opções a nível de sistemas disponíveis nos smartwatches dividem-se entre o watchOS da Apple, o Android Wear da Google, Tizen da Samsung, ou então outros sistemas igualmente proprietários feitos à medida para o dispositivo em questão. Para os fãs do open-source, não será propriamente uma opção saudável ter que optar por qualquer um destes - e daí o nascimento deste AsteroidOS.

O AsteroidOS é uma versão de Linux feita especialmente para smartwatches, e embora ainda esteja em fase beta e disponível para o LG G Watch e LG G Watch Urbane, poderá facilmente alargar-se a outros smartwatches (particularmente os que correm Android Wear, pois o sistema pode usar os mesmos drivers usados pelo Android.)



Embora ainda haja muito por fazer, o AsteroidOS dá já um ar da sua graça com um funcionamento bastante fluido e contando com um conjunto de funções básicas, como um calendário, calculadora, cronómetro... e até monitor de frequência cardíaca.

Para todos aqueles que não gostam de suspeitar do que o software no seu smartwatch possa estar a fazer sem o seu conhecimento, fica assim resolvido o problema, com um sistema que poderão ver e modificar ao seu gosto, e que provavelmente veremos ser aplicado a outros dispositivos à medida que a família dos wearables for crescendo.

5 comentários:

  1. Achava uma certa piada aos smartwatches até ter comprado um! Fiquei desiludido por vários motivos e um deles é haver tão poucas aplicações disponíveis. Acabei por oferece-lo ao meu irmão de 13 anos porque acho que os smartwatches são uma coisa tão desnecessária e parva que fazem mais sentido serem usados por crianças!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. No mundo alienado da realidade virtual em que você vive certamente que um smartwach é uma coisa de crianças, mas no mundo real é uma coisa que até dá bastante jeito.

      Eliminar
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Eliminar
  2. Lamento mas não percebeu a função principal do smartwatch.

    ResponderEliminar
  3. Receber notificações e comunicar sem ter que pegar mo smartphone.

    ResponderEliminar

[pub]