2016/03/09

Asus lança GTX 950 que dispensa ficha de alimentação adicional


Depois de se ter tornando um dado (quase) adquirido de que as placas gráficas decentes obrigavam a utilizar fichas de alimentação adicional, eis que a Asus nos traz uma GTX 950 que não precisa desse extra.

Nos PCs os GPUs há muito que roubaram o protagonismo aos CPUs e depressa se tornaram nos componentes mais exigentes e gastadores. Isso obrigou a que os fabricante depressa superassem os limites da energia que pode ser fornecida através do barramento PCIe, fazendo com que fosse necessário recorrer a uma (ou mais) fichas de alimentação adicionais na placa gráfica.

Mas agora a Asus surpreende o mercado com uma GeForce GTX 950 que dispensa a ficha adicional, conseguindo ficar-se por consumos abaixo dos 75W que podem ser fornecidos directamente pelo barramento; e sem que isso signifique a redução das suas capacidades face às restantes GTX 950 (de 90W). Aliás, esta GTX 950 "poupadinha" até trabalha a frequências de base ligeiramente superiores.

Claro que se poderá assistir, como consequência, a que este GPU seja obrigado a reduzir ligeiramente o desempenho para garantir que não ultrapassará o consumo de 75W nas situações mais exigentes; mas como vantagem oferece  a possibilidade de uma fácil instalação em todos os computadores onde não esteja disponível uma ficha de power adicional para o GPU e onde não seja possível/desejável trocar a fonte de alimentação.

Falta apenas saber qual será o preço desta nova GTX 950 da Asus, mas espera-se que não existam diferenças significativas face à versão mais gastadora.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)