2016/03/03

Cadeira Moov gera energia enquanto estás sentado


Se procuras uma forma de poder usar o smartphone sem interrupções por falta de bateria enquanto estás sentado, a cadeira Moov poderá ser aquilo que procuravas, permitindo recarregar um smartphone com a energia gerada pelo movimento do utilizador.

Criada pela Nathalie Teugels, a Moov é apenas um protótipo, mas é um protótipo funcional, que já gera energia. Será o tipo de cadeira recomendado para todos que estão constantemente a mexer-se, usando um sistema piezoeléctrico para transformar os movimentos do utilizador em energia eléctrica. A energia gerada é armazenada numa pequena bateria e fica disponível através de uma porta USB no braço da cadeira.

Infelizmente não é revelado qual o nível de movimento necessário para gerar energia, nem tão pouco o preço que uma cadeira destas poderia ter caso fosse lançada comercialmente. Mas, parece-me que não seriam respostas muito agradáveis em ambos os casos. Para além disso, seria talvez mais adequado direccionar este sistema para cadeiras de campismo, onde seria mais necessária a energia, do que cadeiras de escritório, onde provavelmente teremos uma tomada eléctrica disponível ali ao lado.

Talvez seja melhor investir num sistema de geração de energia a pedais, que poderá não ter a simplicidade visual que esta cadeira tem, mas seria seguramente bem mais eficiente e com capacidade para manter um smartphone em funcionamento mesmo em tarefas exigentes. :)


2 comentários:

  1. "Criada pela Nathalie Teugels, a Moov é apenas um protótipo, mas é um protótipo funcional, que já gera energia. Será o tipo de cadeira recomendado para todos que (NÃO) estão constantemente a mexer-se, usando um sistema piezoeléctrico para transformaR os movimentos do utilizador em energia eléctrica. A energia gerada é armazenada numa pequena bateria e fica disponível através de uma porta USB no braço da cadeira."

    Fica a correção :)

    ResponderEliminar