2016/03/15

Chave mestra de $8 dá acesso a toda a cidade de Nova Iorque


Numa altura em que se debate activamente se a Apple deveria dar as "chaves" do iOS ao FBI, para que pudessem aceder à informação de um iPhone bloqueado, há um exemplo que nos relembra os graves riscos da existência de chaves mestra - e que neste caso podem deixar a cidade de Nova Iorque à mercê de criminosos e terroristas.

Nova Iorque tem requisitos específicos que fazem com que elevadores, obras, metro, e outros locais críticos estejam equipados com fechaduras que possam ser abertas por uma chave mestra que é disponibilizada aos bombeiros, polícias, e inspectores. O objectivo é facilitar o acesso e controlo por parte dos bombeiros em caso de acidentes; e sem dúvida que isso parece ser uma excelente ideia... O problema é que estas chaves podem ser facilmente compradas na internet por qualquer pessoa, por $8 cada.

Segundo a lei, é ilegal ter uma destas chaves "1620" dos bombeiros, mas isso em nada muda a realidade de que as mesmas podem ser facilmente conseguidas por quem não tiver qualquer pretensão de cumprir as leis.

Quer isto dizer que qualquer criminoso, ladrão, ou terrorista, pode facilmente controlar qualquer elevador de Nova Iorque, entrar no metro, aceder a obras (onde estas chaves dão acesso aos armários com chaves para acesso a todos os restantes locais) e tudo o mais. Alguns bombeiros são os primeiros a referir os risco de potencial abuso, pois um qualquer indivíduo poderia facilmente desactivar todos os elevadores num arranha-céus, facilmente "prendendo" milhares de pessoas nos pisos mais elevados, e de onde demorariam dezenas de minutos a sair descendo pelas escadas - tempo suficiente para maximizar o número de vítimas no caso de um ataque terrorista.

Curiosamente, os responsáveis pelas questões de segurança parecem preferir fechar os olhos aos riscos, repetindo apenas que "é ilegal ter uma destas chaves" se não se fizer parte do grupo de pessoas autorizadas a isso - e pronto, fica assim explicado porque motivo também acham que será boa ideia criar uma chave mestra para aceder a todos os dispositivos electrónicos: basta dizer que é ilegal usar isso para fins impróprios e pronto, assunto arrumado!

2 comentários:

  1. Na Suíça é idêntico: com uma chave 5000 abre-se tudo que é quadro eléctrico, poço de água, elevador, etc...

    ResponderEliminar
  2. Que cenário Kafkiano... Heranças da forma de pensar 'quite British '.
    Raios, alterem TODAS as fechaduras e mandem os bombeiros arrombar a fechadura em caso de emergência.
    Custa assim tanto pensar nisto?

    ResponderEliminar

[pub]