2016/03/11

Como activar o num lock automaticamente após o boot no Windows 10


Garantir que um computador com Windows 10 fica com o Num Lock activado após o boot é algo que se imaginaria ser simples... até se tentar fazê-lo e descobrir que afinal não é. Felizmente, há uns truques que o permitem fazer.

É incrível (e assustador) ver como os sistemas mais modernos tornam incrivelmente complicado coisas que sempre foram feitas de forma simples. No caso do Num Lock, a tradicional opção da BIOS que nos deixava escolher o estado pretendido ao ligar o computador deixa de fazer efeito no mais recente Windows 10, tornando o processo bastante mais complicado.

A aventura começa por obrigar a uma visita ao REGEDIT, onde se terá que mudar a chave "InitialKeyboardIndicators" para o valor "2" em diferentes locais:

  • HKEY_CURRENT_USER\Control Panel\Keyboard
  • HKEY_USERS\.DEFAULT\Control Panel\Keyboard
    (e também em todas as pastas de cada utilizador que surgirem abaixo desta .DEFAULT)


Depois disto a aventura continua. Depois de mudado o registry, temos que fazer shutdown (não fazer restart), ligar novamente o computador, no ecrã de login não fazer login mas simplesmente activar o Num Lock, e de seguida fazer novo shut down. E finalmente, daqui em diante, o Num Lock deverá estar activado quando se liga o computador.

Esta sequência torna-se necessária devido ao Fast Boot, que mantém diversas coisas guardadas por forma a acelerar o processo de arranque, e que aparentemente precisa de ser "convencido" a guardar o estado do Num Lock activo para que assim permaneça após restarts e reboots.

11 comentários:

  1. Já me deparei com esta situação e é estúpidamente chato lol

    ResponderEliminar
  2. Não é estupidamente chato em última análise e uma forma de segurança já que se o Windows activasse o numlock significa que a password tem números dai que para mim não memorizar a opção numlock e um meio de semi segurança

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Desde quando é que ter o num lock activado é sinónimo de usar números obrigatóriamente? :)

      Eliminar
    2. Se esta for uma "opção" ou seja vem de fábrica desativada com a opção de ligar indica a um terceiro que se está activada é porque o utilizador precisa dela ativada ou não? Não é obrigatório mas é uma pista

      Eliminar
    3. E quem te diz que o utilizador não activou isso para 'baralhar' o suposto hacker? :)

      Eliminar
    4. Não faz sentido dizer que a senha tenha número só porque o num lock está ligado!!!!!

      Eliminar
  3. Da para os dois lados mas na minha opinião em 99% dos casos estaria activado porque é preciso :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu tenho o num lock activado no arranque no entanto não o uso para digitar a password

      Eliminar
  4. boa noite!
    **hoje [11.12.2016], depois de muito rodar por tudo o que é lado e encontrar esta página, resolvi fazer esta alteração, como posso dizer. onde existia 2147483648, apenas aqui >>>HKEY_USERS\.DEFAULT\Control Panel\Keyboard >>>pastas s-1-5-19 e s-1-5-20, alterei para >>>2, ou seja, troquei 2147483648 por 2. breve voltarei aqui para expor o que consegui, ou se nada consegui.

    abraço a todos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. boa noite!
      **pessoal... como prometi voltar, aqui estou. a alteração de 2147483648 para 2, surtiu efeito positivo. desde ontem funciona muito bem; como está recente, não sei se irá segurar, portanto, se houver alterações no funcionamento, voltarei outra vez para postar o acontecido, se não, é porque segue funcionando**.
      abraço,
      Samuca.

      lembrando, meus agradecimentos ao autor post.

      Eliminar

[pub]