2016/03/03

DisplayPort 1.4 suporta resoluções 8K

Os monitores 4K ainda são relativamente raros, mas o DisplayPort vai-se já preparando para o que há-de vir: com a nova versão 1.4, suportará resoluções e monitores até 8K.

O actual DisplayPort só tem capacidade para aguentar com dois monitores Ultra HD 4K, tornando-se assim inadequado para os futuros monitores 8K (que, no mínimo, precisariam de uma largura de banda equivalente a 4x 4K). São quantidades de dados absolutamente "obscenas" - na casa dos 48 Gbps por segundo - e que no DisplayPort 1.4 se tornam possíveis... com batota.

Para comparação, o recente USB 3.1 permite velocidades de até 10Gbps, e o DisplayPort 1.3 permite uma largura de banda de 32.4Gbps. Para aguentar com as futuras resoluções 8K, o DisplayPort 1.4 adopta uma táctica bem mais simples: compressão de dados. O Display Stream Compression (DSC) permitirá reduzir a quantidade de dados necessários para apresentar imagens 8K - com um sistema que a VESA promete não afectar a qualidade da imagem.

Talvez outro factor que vá ajudar a acelerar a adopção deste DisplayPort de última geração, é que o mesmo poderá funcionar associado a uma porta USB Type-C, facilitando o processo de ligação de múltiplos dispositivos e até o carregamento simultâneo; possibilitando que, ao se ligar um portátil a um monitor usando um único cabo, não só se possa utilizar o monitor, com carregar o portátil simultaneamente.

... Mas por enquanto, penso que todos ficarão mais que satisfeitos se arranjarem um monitor 4K... não é preciso correr para ter um monitor 8K... a não ser que tenham por hábito ver 16 canais Full HD lado a lado. :)

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)