2016/03/02

DJI Phantom 4 faz tracking automático do alvo a filmar (e evita obstáculos)


Depois da onda de popularidade dos drones, eis que nos começam a chegar modelos de nova geração que facilitam o processo de pilotagem com sistemas automáticos de seguimento e detecção de obstáculos, como é o caso do Phantom 4 da DJI.

A DJI não esconde as suas pretensões de se querer tornar na marca de referência para os drones, e o Phantom 4 é mais um passo nesse sentido. Este drone não é barato, mas destaca-se dos demais por incluir um sistema de navegação autónomo que simplificará em muito a vida do seu piloto.

Os drones podem parecer brinquedos, mas pilotar não é uma tarefa tão simples quanto possa parecer. É um problema que os fabricantes têm tentado corrigir adicionado modos de voo que facilitem essa tarefa... e nas Phantom 4 isso é levado ao extremo. O Phantom 4 vem equipada com múltiplas câmaras e sensores (para além da sua câmara principal) que lhe permitem detectar aquilo que tem à sua volta.

Quando o drone detectar a possibilidade de colisão com um obstáculo num raio de 15 metros, começará a abrandar automaticamente, e quando chegar a 2 metros de distância irá parar, ou tentar contornar o obstáculo por cima ou pelos lados.


Modos que não só evitam que um piloto estreante possa fazer asneiras, como também são postos em uso no modo de "ActiveTrack", em que basta ao operador seleccionar o objecto ou pessoa que quer seguir, e o Phantom 4 se encarregará de o manter continuamente na imagem de forma automática (e evitando obstáculos graças às capacidades descritas acima. Em vez de controlar directamente os movimentos do drone, o operador pode apenas dar uns toque na direcção para onde quer que o drone se movimente, e o sistema tratará de fazer as devidas transições suaves.

Mas, para os profissionais, continua disponível um modo em que terão total controlo sobre o Phantom 4. Outras melhorias: a autonomia de voo foi aumentada e é agora de 28 minutos; a câmara 4K pode gravar vídeo Full HD a 120fps; as hélices têm sistema de encaixe rápido (permite trocas de hélices em poucos segundos); transmissão de vídeo com alcance de 5Km; e função de pausa que faz com que o drone imediatamente suspenda o que estiver a fazer e fique parado no ar.

... O único senão é que este Phantom 4 custa um bocadinho mais que os drones de brincar, sendo necessário investir $1399 para ter acesso a estas funcionalidades (que inevitavelmente irão chegar às gamas de drones mais económicas... embora vá levar o seu tempo.)

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)