2016/03/19

ExoMars já vai a caminho de Marte e leva tecnologia Portuguesa a bordo


Boas notícias para o programa espacial europeu: o lançamento da sonda ExoMars decorreu sem problemas e a sonda já vai a caminho de Marte, onde deverá chegar em Outubro.

A ESA não tem tido grande sorte nas sondas que envia para Marte, mas esperemos que esta ExoMars seja um caso de sucesso. Esta sonda irá continuar a pesquisa por sinais de vida biológica em Marte, e embora o seu destino seja ficar a orbitar Marte durante vários anos, leva consigo o módulo de descida Schiaparelli, que irá fazer a reentrada na atmosfera marciana e aterrar no solo - servindo de validação do processo de aterragem para um novo, e maior, ExoMars rover que deverá ser lançado em 2018.


O sistema de aterragem utiliza escudos térmicos, para-quedas, e depois um módulo de descida controlada, que se encarregará de fazer pousar suavemente o rover na posição correcta.

Por último importa referir que várias empresas portugueses colaboraram em maior ou menor grau com este projecto da Agência Espacial Europeia (ESA), da qual Portugal também faz parte. Empresas como a Critical Software, HPS e Active Space são algumas delas, e esperemos que a sua colaboração contribua para o sucesso da missão.



Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)