2016/03/23

Facebook abandona BlackBerry


Depois do WhatsApp, é a vez do Facebook anunciar que também as apps do Facebook e Facebook Messenger irão deixar de estar disponíveis nos BlackBerry, sendo mais uma derrota de peso para a plataforma que tantas dificuldade tem enfrentado nos últimos anos.

Este abandono não será propriamente inesperado, uma vez que têm sido muitas as empresas que ultimamente tem focado os seus esforços nas plataformas mais populares (Android e iOS), e que também têm dificultado a vida ao Windows 10 Mobile. Não seria de esperar que o BlackBerry fosse privilegiado nestes "cortes", e o desaparecimento das apps do Facebook e Facebook Messenger, que se somam a todas as outras que já desapareceram ou irão desaparecer ao longo do ano, é um sinal claro de que a plataforma tem os dias contados.

É certo que nos BlackBerry mais recentes se tem a capacidade de correr apps Android, que ajudarão a minimizar o abandono das suas apps nativas. Mas, por quanto mais tempo poderá sobreviver a BlackBerry à custa das apps Android, antes que os seus próprios clientes decidam que, para isso, estarão melhor servidos com um smartphone Android?

Do lado da BlackBerry, a mensagem é a de que a luta continua, e que estão a fazer todos os esforços para atrair developers e garantir que os seus utilizadores têm acesso às melhores apps possíveis... excepto se quiserem o WhatsApp... ou o Facebook... ou o Facebook Messenger.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)