2016/03/11

Facebook Lite é a app com maior crescimento do Facebook


A app Facebook Light já conta com 100 milhões de utilizadores, tornando-se na app mais bem sucedida de sempre do Facebook... e de forma indirecta confirmando as acusações de que a sua app principal se tornou num "elefante branco".

Não é por acaso que se diz que uma das formas mais eficientes de acelerar um smartphone Android e prolongar a sua autonomia é desinstalar o Facebook e passar a utilizar o Facebook usando um browser mobile. Mas, outra alternativa, promovida pelo próprio Facebook, é recorrer ao Facebook Light, que já atrai 100 milhões de utilizadores todos os meses e se tornou na app do Facebook que mais depressa atingiu esse volume de utilizadores.

Esta app permite utilizar o Facebook mas teve um conjunto de requisitos definidos logo de início, vocacionados para os mercados onde o acesso aos dados mobile é mais dispendioso ou ainda se usam redes 2G (onde a transferência de algo como os 5-10MB de uma página web poderá demorar longos minutos), e onde também proliferam dispositivos com hardware bastante limitado. Isso faz com que este Facebook Lite tenha menos de 1MB, possa funcionar num smartphone com hardware equivalente ao que existia em 2009, e seja o mais eficiente possível na utilização de dados. Coisas que o Facebook explica em detalhe como conseguiu.

Ora, se a app é eficiente para smartphones ultrapassados e redes 2G, melhor ainda funcionará num smartphone moderno e com redes 4G. E por isso, se não acharem que seja suficiente usar o Facebook via browser mobile, nada como experimentar se este Facebook Lite faz aquilo que querem e dispensa a utilização da app completa.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)