2016/03/10

Google+ Create revela nova aposta no Google+


Parece que afinal ainda há esperança para o Google+, ou pelo menos assim parece com o lançamento deste novo programa Google+ Create, com o qual a Google parece querer revitalizar a plataforma.

O Google+ foi anunciado com enorme pompa e circunstância, e durante bastante tempo foi considerado um projecto fundamental, que a Google se encarregou de forçar a todos os seus utilizadores, quer o quisessem utilizar ou não. Terá sido essa atitude que contribuiu para uma maior resistência a esta plataforma que pretendia ser um misto de tudo aquilo que já existia, mas em versão melhorada, e que ultimamente levou a uma inversão completa por parte da Google. De projecto fundamental passou quase a tabu, levando ao afastamento do responsável do projecto, deixando de ter honras nos eventos da Google... e aos poucos indo perdendo todos os serviços que tinha absorvido anteriormente.

Agora, parece que entramos na "2ª vida" do Google+ com o lançamento deste Google+ Create, um programa que visa atrair um conjunto de utilizadores activos e criadores de conteúdos de qualidade. A ideia é que estes utilizadores consigam atrair fãs e seguidores, dinamizando a utilização do Google+; sendo no fundo aquilo que a Google deveria ter feito de início (em vez de tentar forçar os utilizadores a usarem o Google+).

As candidaturas estão abertas a todos os que achem preencher os requisitos pedidos pela Google (criar posts regulares, com qualidade que mereça destaque) e em troca terão acesso a perfis validados para garantir a sua identidade, o acesso a funções experimentais do Google+, e até um canal preferencial para darem sugestões quanto à evolução que o Google+ deverá ter.


Poderá o Google+ renascer das cinzas e vir a tornar-se aquilo que inicialmente a Google desejava que ele se tornasse? Teria a sua piada, e seria também uma grande lição de humildade para os gigantes da tecnologia, demonstrando que a forma como se fazem as coisas conta, e muito. :)

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)