2016/03/06

HySolarKit transforma carros em híbridos por €3000


Os automóveis eléctricos podem ser o futuro, mas demorarão muitas décadas até que todos os automóveis com motores a combustão sejam eventualmente trocados por novos veículos. O HySolarKit é um kit que permitirá adicionar as vantagens dos automóveis híbridos a qualquer automóvel, e quer fazê-lo a um preço acessível.

Com milhões de veículos em circulação, não é realista pensar que todos os seus donos irão correr a trocá-los por veículos eléctricos de um dia para o outro. No entanto, se aparecer uma solução interessante que permita adicionar as vantagens dos eléctricos aos seus automóveis por um custo interessante, isso será outro assunto. E é precisamente isso que o HySolarKit quer fazer,

Desenvolvido por investigadores italianos, o HySolarKit consiste num kit com uma bateria, painéis solares ultra-finos para aplicar no tejadilho e capot, e dois motores eléctricos aplicados nas rodas traseiras (o kit é destinado aos veículos com tracção dianteira). O processo de instalação é relativamente simples e não implica alterações ao nível do sistema de transmissão mecânico nem do motor.

Tal como nos automóveis híbridos de origem, também com este kit o condutor poderá seleccionar entre diferentes modos de condução, entre o modo 100% eléctrico (assim podendo circular em áreas onde seja proibida a circulação de veículos poluentes), o modo convencional com o motor a combustão, ou modo híbrido, onde ambos os sistemas funcionam simultaneamente para melhorar a eficiência e o desempenho.

A intenção dos investigadores é colocar o kit à venda por 3000 euros, e embora falte comprovar os seus benefícios reais (e qual será a sua autonomia em modo 100% eléctrico) parece-me uma excelente forma de reabilitar veículos de modo a torná-los mais eficientes.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)