2016/03/08

Inteligência Artificial da Google vai enfrentar campeão mundial de Go


Depois de ter derrotado o campeão Europeu de Go, o sistema de inteligência artificial da Google vai agora enfrentar aquele que é considerado o maior jogador mundial deste jogo milenar de estratégia.

Neste jogo aparentemente simples, o número de possibilidades de colocação das peças faz com que seja impraticável recorrer a técnicas de "cálculo bruto", tendo por isso sido estimado que um computador só superasse um jogador humano daqui por cerca de uma década. Mas a Google parece estar empenhada em adiantar-se a esse prazo, e depois dos bons resultados obtidos com o AlphaGo contra o campeão europeu, enfrentará Lee Sedol em 5 jogos ao longo dos próximos 7 dias.

Os jogos irão decorrer nos dias 9, 10, 12, 13 e 15 de Março pelas 13:00 - hora coreana (4:00 da manhã em Portugal continental) e irão ser transmitidos em directo no canal de YouTube do Google DeepMind.

É pena ser uma hora imprópria para nós... mas amanhã cá estaremos para ver o resultado deste combate entre o cérebro humano e os cérebros digitais que vão ficando cada vez mais potentes.


Actualização: o AlphaGo venceu o primeiro jogo, vamos ver que tal correm os próximos para saber se foi a excepção... ou a regra. :)

Actualização #2: depois de três vitórias consecutivas, o AlphaGo perdeu finalmente um jogo.

Actualização #3: e AlphaGo voltou a confirmar a sua supremacia vencendo o último jogo, deixando Lee Sedol apenas com o ponto de honra no 4º jogo.




1 comentário:

  1. Em relação ao alphago parece ganhou o primeiro combate heheh

    ResponderEliminar