2016/03/30

Waze alerta para excesso de velocidade


O Waze é uma das mais populares apps de navegação, contando com uma comunidade crescente de utilizadores, e agora passa a ter uma funcionalidade simples mas que há muito era pedida: alertas para o excesso de velocidade.

Há muito que o Waze tem a capacidade de mostrar a velocidade de circulação no ecrã (podem activar essa opção nas definições), mas até ao momento esse era um dado meramente informativo - que podia ser curioso para compararem as discrepâncias entre a velocidade indicada pelo carro e a velocidade medida pelo GPS. Agora, passará a ser mais útil, pois o Waze poderá alertar sempre que se ultrapasse o limite de velocidade para o troço em que se circula.


Com esta nova opção activada, o Waze indica-nos sempre que ultrapassarmos o limite de velocidade, reduzindo as potenciais infracções por distracção, ou até por desconhecimento, especialmente ao se circular por estradas que não conhecemos (embora muitas vezes seja mais provável facilitar nas estradas que se conhece do que naquelas que não se conhece).


Como é habitual no Waze, tudo isto é programável ao gosto de cada utilizador. Os alertas de excesso de velocidade podem ser activados ou desactivados, e podemos ainda escolher se queremos ver o limite de velocidade no ecrã, tocar um som de alerta, e qual a tolerância que queremos dar para o aviso do excesso de velocidade (5, 10, e 15%).

E chegamos agora à parte das notícias boas e más. A má é que esta funcionalidade fica disponível num conjunto reduzido de países no qual Portugal não se encontra (mas tem o Brasil); a boa, é a promessa de que estes alertas de excesso de velocidade em breve chegarão ao resto do mundo.


9 comentários:

  1. Continuo a preferir o Meo drive. Permite utilização offline enquanto que o Wave não...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas também, a ninharia de dados que aquilo usa, não estou minimamente preocupado, usa mais o facebook sem se quer o abrir.

      Eliminar
  2. uau! uma coisa que o velhinho ndrive fazia na pré-história

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O MEO Drive também faz, e com base em dados oficiais de velocidade ;)

      Eliminar
    2. Meo Drive é ndrive.

      Eliminar
  3. Vocês precisam de uma app para saberem se estão a ultrapassar o limite de velocidade? A sério? Por que quelhos andam vocês a viajar? Pra mim não é nada difícil...estou sempre a infringir, em todo o lado. Quase 20anos a conduzir com segurança e com velocidade.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. és o maior. belo exemplo para os mais jovens.

      Eliminar
  4. Mais um artista da condução portuguesa, o outros que se desviem! Aconselho-te a visitar o São Jose na parte das urgências e depois diz algo.

    ResponderEliminar