2016/04/16

Breakthrough Starshot quer chegar a Alpha Centauri em apenas 20 anos


As imensas distâncias à escala, literalmente, astronómica dificultam a exploração espacial, mas agora temos um projecto com a participação de Stephen Hawking que pretende viajar até Alpha Centauri em apenas 20 anos.

Basta acompanhar a exploração do nosso próprio sistema solar, para sabermos que são necessários anos para chegar aos planetas mais distantes. Por isso, chegar até Alpha Centauri, a estrela mais próxima do nosso Sol, a 4.4 anos luz de distância, parece uma tarefa impossível quando se considera que demoraria mais de 30 mil anos a lá chegar usando a nossa nave mais rápida.

O Breakthrough Starshot é um programa que aposta numa táctica diferente, e que coloca esse alvo a apenas 20 anos de distância, o que colocaria a exploração do sistema solar mais próximo dentro das possibilidades actuais. E para o fazer, aposta na mesma miniaturização que hoje permite criar chips com milhares de milhões de transístores, numa área extremamente reduzida. A ideia é criar milhares de "nano-naves" com peso de apenas 1g, mas contendo câmaras, propulsores fotónicos, alimentação e comunicação; que usando velas solares, propulsionadas por potentes feixes laser a partir da Terra, poderiam ser aceleradas até 20% da velocidade da luz, podendo atingir Alpha Centauri em apenas 20 anos.

Os desafios para criar esta tecnologia são muitos, mas dentro das capacidades técnicas actuais. E caso fosse bem sucedida, poderíamos ter estas mini-naves a enviar dados sobre o sistema solar mais próximo (a comunicação para cá seria feita usando os mesmos feixes laser usados para as levar até lá). Resta-nos apenas esperar que, caso por lá estiver alguma raça inteligente, não leve a mal estarmos a disparar lasers na sua direcção e não tenha o mesmo tipo de reacção como quando alguém aponta um apontador laser para um avião... :)


Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)