2016/04/10

Chromecast leva o Netflix a um televisor dos anos 70


Depois de nos ter mostrado um PC clássico com disquetes de 128GB, o último projecto do nosso conhecido Dr. Moddnstine consistiu em aplicar um Chromecast a um velho televisor da década de 70.

Para aqueles que já nasceram neste milénio, custará acreditar que em tempos os televisores eram caixotes volumosos e pesados (já nem vamos falar dos modelos a preto e branco - aos quais por vezes se aplicavam filtros coloridos sobrepostos!) Mas, é o tipo de coisa arcaica que actualmente inspira uma onda de nostalgia, sendo precisamente esse o motivo que levou o Dr. Moddnstine a avançar com este projecto.

Ligar um Chromecast a um televisor, mesmo um da década de 70, não é tecnicamente muito complicado. O processo passa por usar um conversor de HDMI para vídeo composto, que alimenta um modulador que cria o sinal RF que pode ser sintonizado pelo televisor. O mais complicado é depois colocar tudo isto no interior do televisor, de modo a manter um aspecto inalterado - sendo que no interior de um CRT temos voltagens bastante elevadas, nada recomendadas para quem não saiba exactamente o que está a fazer (e quem sabe, sabe bem que só deve mexer num televisor com ele desligado da tomada, e depois de ter dado para que os seus componentes electrónicos se tenham descarregado.)

Enfim... um verdadeiro regresso ao tempo do analógico, que poderá ser uma lufada de ar fresco para todos os que queiram escapar por momentos do nosso mundo digital.

Fiquem com os vídeos, da versão de demonstração curta, e posteriormente o vídeo onde é explicado mais em detalhe todo o processo de ligar um Chromecast a um televisor "dos antigos".



Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)