2016/04/14

Facebook mostra as possibilidades da socialização em VR


A realidade virtual vai transformar muita coisa, e o Facebook já nos vai mostrando as potencialidades para a comunicação e socialização, sem as limitações da "realidade real".

O Facebook tem feito grande aposta na realidade virtual, demonstrado pela aquisição da Oculus, e mostra-nos como esta tecnologia permitirá aproximar pessoas independentemente do local onde se encontram. Embora a maioria dos projectos que vão surgindo em VR sejam feitos para uma única pessoa, as potencialidades multiplicam-se ao juntarmos múltiplos participantes num palco virtual, que pode ser qualquer ponto do mundo.

Usando a realidade virtual, será possível combinar um encontro entre amigos, em Londres, mesmo que cada um deles esteja em diferentes continentes. E onde todos podem interagir entre si, como se estivessem fisicamente perto uns dos outros.

A demonstração tem também uma componente engraçada de se tirar uma selfie dentro deste mundo virtual, que é enviado para o FB mediante a colocação da foto numa "caixa postal" do Facebook em VR (mostrando um estilo de interface que se poderá tornar comum nos mundos VR, em vez dos tradicionais botões pensados para serem clicados com o rato ou o dedo.) Simultaneamente, a demonstração revela também uma grande falha do Facebook/Oculus nos Rift... é que esta demonstração exige a utilização de controladores capazes de fazer o tracking das mãos dos utilizadores, controladores esses que não vêm incluídos com os Rift e só irão ficar disponíveis futuramente (e que no HTC Vive já vêm incluídos de origem.)


Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)