2016/04/30

OnHub da Google ganha canal IFTTT


Demorou, mas finalmente a Google começa a adicionar as funcionalidades prometidas ao seu router OnHub que pretende ser o centro nevrálgico das casas inteligentes, começando pela integração com o IFTTT.

O OnHub vem cheio de hardware que o deixa em posição privilegiada para ser de hub para interligação de todo o tipo de dispositivos inteligentes (WiFi, Bluetooth, Zigbee, etc.), mas infelizmente ainda não há software que esteja a tirar partido dessas capacidades. Algo que poderá mudar em "breve", a assumir-se que esta integração com o IFTTT serve de reforço da intenção de aproveitar as capacidades do OnHub antes do mesmo se tornar "obsoleto".

O canal IFTTT para o OnHub já disponibiliza acções de disparo quando um dispositivo se ligar ou desligar da rede WiFi do OnHub, e como funções temos a possibilidade de dar prioridade acrescida nas comunicações a um dispositivo.

Nas receitas de exemplo temos coisas como: ligar as luzes quando um smartphone se ligar à rede (quando se chega a casa) e desligar as luzes quando se desliga da rede; ou dar prioridade acrescida a um smartphone quando o desligamos do carregados (o que potencialmente significa que lhe vamos dar uso); ou ainda guardar um registo de todas as vezes que um dispositivo se ligar ao OnHub num documento do Google (entre tudo o resto que se lembrarem de querer fazer.)

Se tiverem ideias criativas para estas receitas com o OnHub, até se podem habilitar a ganhar alguns prémios... :)


1 comentário: