2016/04/06

Routers ASUS podem substituir routers dos operadores portugueses


Os nossos operadores de internet podem estar - finalmente - a começar a oferecer-nos velocidades de internet decentes, mas os routers que disponibilizam aos clientes são, quase sempre, bastante fraquinhos. Por isso mesmo, a Asus dá uma ajuda para que se possam utilizar os seus routers em substituição dos que são fornecidos pelos operadores.

A maioria dos utilizadores que quer ter uma rede em condições em casa já utilizará o seu próprio router, relegando o do operador para o efeito de modem. Mas, isso implica ter duas "caixas" ligadas, situação que poderão não agradar a todos. Por isso, a solução mais eficiente passa em simplesmente trocar o router do operador por um que garanta melhores prestações e funcionalidades, e é aí que a Asus vem dar uma ajuda valiosa a quem não quer perder tempo a afinar todas as configurações.
A ASUS apresentou um conjunto de actualizações específicas para funcionarem com os acessos fibra dos fornecedores nacionais de internet, simplificando ainda mais o processo de substituição do router do operador por um router ASUS, na função de gestão de ligação de rede e WiFi. Estas atualizações estão já disponíveis para a grande maioria dos routers ethernet atualmente em comercialização pela ASUS em Portugal e serão assegurados para os futuros modelos da marca. Para facilitar o processo de atualização e configuração a ASUS criou uma página web onde os atuais e futuros utilizadores de routers ASUS vão poder encontrar os tutoriais com instruções passo a passo que facilitarão o processo de substituição dos routers por um dos 12 routers ASUS já preparados para as ligações de fibra nacionais.
Nesta página é possível encontrar instruções passo a passo para fazer a substituição do router do operador, sendo que a Asus também disponibiliza um número de telefone para suporte técnico 211156011 (segunda a sexta-feira entre as 09h00 e as 18h00). Também se pode aceder a um simulador do interface ASUSWRT para todos os que pretenderem experimentar o processo, mesmo que não tenham ainda um router Asus.

Entre as funcionalidades extra que a Asus salienta, temos coisas como: controlo parental, cliente VPN, WTFast (VPN para jogadores), criação de redes para convidados isoladas das restantes redes, combinar dois acessos diferentes no mesmo router para aumentar o desempenho, usar uma pen USB 3G/4G e partilhar o acesso com toda a rede, partilha de ficheiros (incluindo streaming de musica e vídeo) e sistema de backups para PC/Mac (em armazenamento externo USB conectado ao router), partilha de impressoras USB, e possibilidade de fazer downloads da internet para o armazenamento USB do router sem ter de manter o PC ligado.


A ASUS já tem disponível em Portugal 12 modelos de routers com ASUSWRT com configurações para os principais operadores nacionais de fibra, e com preço de venda a público recomendado a partir dos 44,9 euros.


*Nota: a seguinte tabela foi actualizada na data de publicação deste artigo, mas será conveniente verificarem as versões actualizadas no site da Asus.


Lista de compatibilidade de Routers ASUS com operadores de fibra nacionais:
Modelo
MEO
NOS
Vodafone
RT-AC5300
RT-AC3200
RT-AC1200G+
RT-AC88U
RT-AC87U
RT-AC68U
RT-AC66U
RT-AC56U
RT-AC51U
RT-N66U
RT-N18U
RT-N14U

42 comentários:

  1. Ora aqui esta uma bela notícia! A realizar assim que me for possível.
    Próximo passo arranjar maneira de não ter de usar box para conteúdos HD e afins opcionais. Isso é que vai ser mais difícil!

    ResponderEliminar
  2. Tenho um RT N10 e um RT N12, ambos com ASUS WRT e ambos de fora do programa :/

    ResponderEliminar
  3. Para o caso da NOS, obriga ao uso do router deles, mas em modo bridge.

    No caso da MEO, só podemos deixar de usar o router do operador se não usarmos o telefone.

    Pelo menos em 2 tutoriais que estive a ver, era esse o caso.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, telefone terá de ser sempre com o auxílio do router do operador. Mas atenção que o router de operador terá um 2º IP público distinto do router da ASUS e assim acaba por não afetar a performance/estabilidade.
      Não sei como é na MEO mas na vodafone se não for usado a box da operadora as aplicações da box também não funcionam apesar do IPTV funcionar sem problemas ;)

      Eliminar
    2. Ora bolas então já não é tão bom como pensei. Devia ter desconfiado logo!

      Eliminar
    3. Não deixa de ser já bastante bom e não vejo qual o problema deste setup:

      ONT
      |
      ---RouterAsus -- PC, telemóvel, etc
      |
      ModemOperador -- Telefone e box de televisão

      Eliminar
    4. Olha que não... Eu consegui ter o telefone em separado com a ajuda dum Linksys PAP2T

      Eliminar
    5. Carlos, e que dados colocas como user e pass ?

      Eliminar
    6. Saquei do router da MEO. Num firmware (7.x talvez?) antigo, o user/pass aparece em claro na página web onde está a configuração voip ;)

      Eliminar
    7. Fui verificar, é o firmware 8.X que tem esse bug.

      Eliminar
    8. Informaram-me que o user/pass do voip é mesmo que se acede ao site da Meo(painel de cliente)/Meo Go. Alguém confirma?

      Eliminar
  4. Já agora acho importante referir que isto é uma iniciativa por parte da Asus Portugal e não da casa mãe e que estão de parabéns! Tenho estado a acompanhar há quase um ano o processo de desenvolvimento através de um dos maiores fóruns portugueses e este tipo de suporte é talvez o que melhor distingue a Asus das restantes netgears, tplinks e afins.

    ResponderEliminar
  5. Boa tarde,
    o meu operador é a NOS e em casa já tenho configurado o router deles em modo Bridge, que liga um Draytek VigorFly 210.
    A minha questão é. É possivel ligar os router da ASUS directamente do à WAN da NOS? E ter na mesma as valências de IPTV, Telefone e Internet?

    ResponderEliminar
  6. Só falta partilharem a informação para configuramos os router OpenWRT( e afins)..

    Pena no caso do MEO obrigar a manter o router para o voip.. consumo de energia não é reduzido..)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Respondendo a mim próprio, em Janeiro já foi criado um post a explicar como se usar o OpenWRT (num TPLINK Archer C7)

      http://forum.meo.pt/t5/Tutoriais/Configura%C3%A7%C3%A3o-TP-Link-Archer-C7-2-0-com-OpenWRT/m-p/81281#U81281




      Eliminar
    2. http://pplware.sapo.pt/tutoriais/meo-como-configurar-um-router-alternativo-com-openwrt-2/

      feito por mim

      Eliminar
    3. Faltou dizer que o meu link é para single-edge e o do Carlos Silva p/ dual edge.

      Eliminar
    4. enho um router Technicolor Gateway, TG784n v3, 10.2.1.L.
      E pretendo adquirir um router Asus RT-AC68U
      Neste momento tenho IPTV MEO (Adsl)

      Existe alguma possibilidade de ligar os dois routers (Techicolor como modem devido ao ADSL), de modo a manter todos os serviços MEO a funcionar?
      O objectivo de ter mais um router é ter melhor desempenho WIFI, e fazer as configurações de port forwarding no router ASUS.
      No fundo o que pretendo é ter esta instalação/configuração http://asus-portugal.com/isp-config/tutorial-meo.html sem fibra e com adsl (IPTV).

      Eliminar
  7. Eu pergunto-me se não há maneiras de configurar o telefone fixo da ZON/Meo/Vodafone com um adaptador FXS/FXO e eliminar o router das operadoras de vez.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim é possível desde que configures a conta SIP com a parametrização do isp

      Eliminar
    2. Sim é possível desde que configures a conta SIP com a parametrização do isp

      Eliminar
    3. ok, e como é que isso se faz? (sou totalmente leigo na matéria) consegues fazer um pequeno tutorial? obrigado

      Eliminar
  8. Mesmo em modo bridge tem q se usar dois aparelhos por isso n vejo a vantagem

    ResponderEliminar
  9. Mesmo em modo bridge tem q se usar dois aparelhos por isso n vejo a vantagem

    ResponderEliminar
  10. ter de manter o router vdf por causa do telefone fixo por esta solução por terra. enfim...

    ResponderEliminar
  11. Será que irei notar uma diferença de velocidade substancial sem fios se comprar um router como o asus RT-AC3200, para substituir o router da nos versão 3.0, que apenas me permite velocidades de 50mbps apenas a 10m de distancia embora com alguns obstaculos, com cabo tenho velocidades na ordem dos 200mbps.Obrigado

    ResponderEliminar
  12. com esta solução é possivel definir os dns para os da google no router asus?

    ResponderEliminar
  13. Uma dúvida, só funciona em Fibra? É que eu ainda estou preso no ADSL MEO :-(

    ResponderEliminar
  14. Dispenso, estou muito feliz com o Huawei. É bom para os coitados da MEO que tinham de gramar o Thomson ranhoso. Mas routers com firmwares cheios de bugs e falhas de segurança, não obrigado.
    Não cheguei a entender, algum desses tem ONT embutido?

    ResponderEliminar
  15. Muito boa iniciativa da Asus.
    Vai ajudar bastante em escritórios onde os Thomson ou Technicolor, ficam super lentos, quando mais de 5 utilizadores começam a usar a net por wireless ao mesmo tempo.

    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  16. Boa noite.
    Tenho andado ás voltas com esta questão mas numa solução Meo empresas com fibra Gpon (Routed IPoE sobre GPON) mas ainda nao consegui resolver 100%.
    O router é o RT-N66U e tanto com o firmware oficial como este "personalizado" pela Asus-pt (e parabéns pela excelente iniciativa), a o router perde a ligação internet cerca de 3 em 3 horas. O mais estranho é que basta depois desligar o ONT da porta WAN do Asus, voltar a ligar o ONT na porta WAN do thomson (até a luz broadband acender, demora uns 5 seg) depois voltar a ligar o ONT directamente na WAN do Asus e tudo volta a funcionar por mais 3horas. Estranho.
    Dá a entender de que x em x tempo o ONT «precisa de verificar algum parametro no router e "não encontra o router da pt".

    Este serviço tem a internet na vlan20 (apenas internet) e ip fixo atribuido pela pt.

    Alguma dica ?

    Desde já obrigado,

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se é uma empresa porque não coloca um router de gama empresarial e deixa os brinquedos da Asus para efeitos domésticos?
      Esta é uma questão que estou farto de debater com algumas pessoas do meu ramo, casa é casa, empresa é empresa. Não faz sentido um Cisco em casa (excepto para situações de aprendizagem) nem um tp-link ou outra porcaria do género numa empresa.

      Eliminar
  17. Percebo isso. Mas queria tentar perceber o porquê disto acontecer. De qq maneira obrigado pelo feedback.

    ResponderEliminar
  18. Com Technicolor TG784n v3, mas adsl funciona?

    ResponderEliminar
  19. o numero de telefone indicado não dá informações! apenas mandam ir ao site e enviar um email

    ResponderEliminar
  20. Tenho há cerca de um ano um asus rt-ac68u a substituir o technicolor da meo e sempre funcionou sem qualquer problema.
    Na sexta feira passada deixei de ter internet (a tv funciona sem problema), revi todas as configurações, repus copias das definições de datas em que funcionava, actualizei o firmware, comparei com os dados do technicolor e nada resolveu a falha de internet.
    Reparei que o problema passa por não actualizar a data e como tal não tem internet.
    Utilizei servidores alternativos de ntp e os ip's correspondentes e nada funciona.
    Alguém tem ou já teve esse problema?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Está resolvido, bastou actualizar a password de PPOE.

      Eliminar
  21. Boa noite,
    Adquiri router asus ac87u e pelo que testei, só consigo ter as funcionalidades da caixa da nos, se está se mantiver ligado directamente ao modem da nos. Caso contrário deixo de aceder às gravações, funcionalidade de ver 7 dias para trás, etc.
    Alguém confirma que assim é?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Paulo
      Sim infelizmente é assim, o facto deve-se ao ip que é atribuido as boxes não ser um ip "whitelisted" pelo dhcp da meo/zon/vodafone. Eu tive esse problema quando eliminei o dhcp da operadora. Tudo funcionava com excepção das gravações e dos 7 dias.

      Eliminar
  22. IP Whitelisted?! Desde que tenhas o routeamento bem feito e o multicast bem programado funciona tudo direitinho com qq IP.

    ResponderEliminar

[pub]