O Falcon 9 da SpaceX pretende ser um foguete reutilizável que pode ir ao espaço e regressar à terra aterrando suavemente, e agora conseguiu finalmente aquilo que nas tentativas anteriores acabara em desastre: aterrar numa plataforma flutuante no mar.
Em Dezembro o Falcon 9 demonstrou que conseguia ir ao espaço e aterrar em segurança, mas tratou-se de uma aterragem em terra firme. As tentativas de aterrar numa plataforma flutuante estavam a ser um pouco mais problemáticas, e onde mesmo os erros mais pequenos acabavam por trair a missão e impedir o seu sucesso.
Mas desta vez, depois de levar uma cápsula Dragon com mantimentos para a ISS, o Falcon 9 fez nova tentativa para aterrar no mar... e desta vez tudo funcionou como era suposto, resultando numa missão bem sucedida.
O passo seguinte será utilizar este mesmo foguete novamente, para nova viagem até ao espaço, coisa que deverá ser feita em Maio ou Junho. (No caso do Falcon 9 que aterrou no solo, a SpaceX limitou-se a disparar os seus motores, em jeito de demonstração de que poderia fazer novo lançamento, mas optando por guardá-lo para a posteridade, por ser uma peça para a História espacial da Humanidade.)
Landing from the chase plane pic.twitter.com/2Q5qCaPq9P— SpaceX (@SpaceX) April 8, 2016
Vídeo em 4K já disponível:
Sem comentários:
Enviar um comentário (problemas a comentar?)