2016/04/19

Tesla disponibiliza Autopilot como demonstração gratuita por 30 dias


Para tentar convencer os seus clientes a investirem no modo de auto-piloto que permite a condução autónoma nos seus automóveis, a Tesla está a disponibilizar essa funcionalidade gratuitamente por 30 dias.

O modo de condução autónoma nos Tesla é impressionante, mas é uma opção que obriga ao pagamento adicional de 3000 dólares que nem todos estão dispostos a pagar. Para tentar cativar mais clientela disposta a pagar por algo que basicamente já está no carro mas não se encontra activado, a Tesla vai disponibilizar um modo de demonstração que permitirá ao condutor experimentar o modo Autopilot gratuitamente durante 30 dias.

Por um lado é simpático saber que o carro pode ganhar novas capacidades mediante um simples upgrade de software; por outro lado é um pouco frustrante saber que temos o hardware capaz de permitir tal operação, mas ser exigido mais uns milhares de dólares para que possa ser utilizado. Mas, há que realçar que isto é prática corrente na indústria automóvel, há décadas. Há muito que que os fabricantes automóveis fazem os clientes pagarem (e bem caro) pela mera activação de funcionalidades que já existem nos seus automóveis mas vêm desactivadas para quem não paga.

... Opções que podem levar a que comece a existir um mercado cada vez maior de "software pirata" para automóveis, para lhes dar as desejadas capacidade a preço reduzido (um "jailbreak" para os carros, por assim dizer.)


Ao menos não é preciso pagar (ainda) mais para activar o modo de estrada arco-íris que mais parece uma homenagem a uma famosa pista do Mario Kart da Nintendo (que pode ser activado activando o modo Autopilot quatro vezes em rápida sucessão.)

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)