2016/04/13

USB Type-C ganha autenticação para ligações seguras


A versatilidade das ligações USB vem acompanhada de riscos acrescidos, e para tentar mitigar essa vertente o USB Type-C passará a ter a possibilidade de autenticar os dispositivos antes de permitir a transferência de dados e energia.

Longe vão os tempos em que uma ficha USB era descansadamente considerada como uma forma universal de carregar todo o tipo de dispositivos. Os potenciais riscos de se ligarem carregadores que secretamente tinham dispositivos capazes de aceder aos dados de aparelhos como smartphones levou à criação de novas regras, que actualmente fazem com que, ao se ligar um smartphone a um computador, se tenha que escolher se se permite a transferência de dados, ou se pretendemos apenas usar a ligação para carregamento.

Com a chegada do USB Type-C multiplicam-se as preocupações, pois para além disso ainda temos que lidar com cabos que podem destruir equipamentos. E isso também terá contribuído para a criação de um novo sistema de autenticação em cima das ligações USB.

Quer isto dizer que passará a haver um controlo mais apertado sobre a autenticidade dos aparelhos USB, de modo a que um equipamento só permita determinadas funcionalidades, e garantindo que produtos como carregadores e os próprios cabos podem efectivamente fornecer a energia pretendida - e fazendo esta verificação antes de permitir a transferência de dados ou fornecimento de energia, de modo a evitar qualquer dano. Resta-nos esperar que isto não venha a ser utilizado para restringir as opções dos consumidores (por exemplo, obrigando a que um smartphone só possa ser carregado com um carregador da própria marca).

1 comentário:

  1. E como ficam os aparelhos e cabos que já estão a usar o usb type-c como o meu Oneplus 2? É só um update de firmware ou essa autenticação tem de ser feita de raiz nos aparelhos e cabos?

    ResponderEliminar