2016/04/10

Volocopter é um helicóptero pessoal com 18 rotores


A moda dos drones e quadcopters tem feito algumas pessoas multiplicarem o número de motores e hélices de modo a poderem elevar um piloto humano; mas este Volocopter parece ser um projecto bem mais realista e próximo de uma realidade comercial.

O Volocopter facilmente passaria por um OVNI, pois é algo bastante incomum. Embora tenha uma cabine ao estilo da que temos nos helicópteros mais pequenos, sobre ele temos uma enorme estrutura em círculo onde estão 18 rotores.

De momento, já se fez o primeiro voo de teste tripulado, que foi bem sucedido. Nesta primeira fase os voos serão limitados a baixa altitude e velocidades reduzidas (abaixo dos 25km/h). Depois segue-se a segunda fase, em que se passará para altitudes superiores e velocidades até 50km/h); e posteriormente, uma terceira fase em que se levará o Volocopter ao seu limite, com altitudes superiores e velocidades de 100km/h ou mais.

O facto de ter 18 rotores independentes permite um controlo sobre o voo muito maior, e também maior redundância contra falhas. No entanto, por agora não são avançados dados quanto à sua autonomia (é uma máquina 100% eléctrica)... ou preço.


Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)