2016/05/13

Amazon recruta especialistas europeus em visão artificial para os seus drones


Aquilo que começou quase como uma brincadeira de 1 de Abril continua a ser levado bem a sério pela Amazon, que agora recrutou diversos veteranos da área da visão artificial na Europa para integrarem a equipa de desenvolvimento dos seus drones autónomos.

Se o potencial de transformação que os automóveis autónomos possibilitam é imenso, muito mais será a existência de uma rede de distribuição completamente automatizada, como a que a Amazon quer criar usando drones. Para aqueles que duvidassem que as suas intenções são mesmo para levar a sério, chega o anúncio de criação de um laboratório de desenvolvimento na Europa, onde poderemos encontrar alguns dos mais reputados especialistas na área da visão artificial.

Embora no ar se possam evitar algumas das complicações da circulação no solo, existe todo um outro conjunto de dificuldades que terão que ser superadas antes de um serviço como este se poder tornar uma realidade. Um dos exemplos refere como se terá que distinguir entre superfícies planas que aparentemente serão um bom local para pousar... pois nenhum cliente apreciaria chegar a casa e encontrar a sua encomenda (ou um drone) no fundo da piscina.

Mas, tal como acontecerá nos automóveis, também aqui será inevitável que gradualmente as entregas transitem para estes sistemas autónomos, fazendo com que uma compra online passe a ser algo que é feito de forma completamente automatizada, e que logo desde o momento que se paga terá todo o planeamento do percurso a fazer e do momento exacto em que chegará ao ponto de destino.

... Depois só falta modernizar os serviços alfandegários, para que não causem (ainda mais) entraves à entrega atempada dos produtos. ;P

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)