2016/05/23

Android vai copiar sistema de actualização do Chrome OS

As influência do Android no Chrome OS são cada vez mais notórias, e agora parece que teremos uma influência em sentido contrário, com o sistema de actualizações dos futuros Android a copiar o sistema que é utilizado no Chrome OS.


As actualizações são tema recorrente no Apps do Android. A Google está longe de conseguir implementar um sistema que permita aos OEM manter os seus equipamentos actualizados, e embora se fale de uma nova estrutura do Android, até ao momento não há nada de concreto.

Com o Google I/O a decorrer é normal que surjam novidades. Na realidade, mal seria se num evento dedicado aos developers, não fossem abordados as novas funcionalidades do Android. A terceira versão de testes do Android N apresenta referências sobre um novo sistema de actualizações, inspirado no que é utilizado no ChromeOS.

O sistema passa a contar com duas partições, que coexistem lado a lado, possibilitando que as actualizações do sistema sejam instaladas em background sem interferir com a execução actual; e depois de tudo estar concluído, basta arrancar novamente o sistema para que tudo se passe de forma transparente para o utilizador, como se fosse um reboot normal.

Este sistema de duas partições não existe nos Nexus actualmente no mercado, e a sua implementação iria obrigar a reparticionar o armazenamento. Sendo esta uma tarefa delicada, a Google achou por bem não a levar aos equipamentos já existentes, ficando a mesma reservada apenas para os equipamentos que vierem a ser lançados.

Há sempre alguma desilusão em não poder usufruir das novas funcionalidades, mas em manobras "arriscadas" como reparticionamentos, é melhor jogar pelo seguro do que arriscarem-se a receber uma enxurrada de reclamações de utilizadores onde o processo possa ter corrido mal e perdido todos os seus dados ou ficado com um equipamento que nem sequer consegue arrancar.


Por: Luis Costa

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)

[pub]