2016/05/24

Apple prepara MacBook Pro com Touch ID e ecrã OLED no teclado


As vendas de PCs e portáteis tem estado em queda, e nos EUA os Chromebooks até já ultrapassaram as vendas dos MacBooks. É por isso necessário fazer mexer o mercado, e parece que a Apple tem grandes novidades para a nova linha de MacBooks Pro a lançar no final do ano.

Com a Google a ter revelado as suas novidades no Google I/O, a maioria delas sobre coisas que só poderemos ver no próximo ano, as atenções voltam-se agora para o WWDC da Apple em Junho. Mas mesmo antes disso começam já a circular previsões de alguns analistas que nos dizem que a Apple prepara um novo MacBook Pro que virá reacender o interesse pelos portáteis.

Este novo MacBook Pro, a lançar no final do ano, irá buscar inspiração ao MacBook de 12", sendo mais leve e fino, e que passará a ter Touch ID e um touchscreen OLED integrado no teclado, este último funcionando como uma área para apresentação de notificações e provavelmente para a apresentação de teclas programáveis em função dos programas que se estiverem a executar.

O Touch ID já se revelou uma forma simples e prática de validar a identidade do utilizador sem que seja necessário introduzir passwords, e facilmente se percebe que essas vantagens se aplicam também a um computador tradicional. Isto, a par da chegada da Siri ao OS X, mostra bem o quanto os dispositivos mobile estão a influenciar o resto do segmento dos computadores (embora seja necessário relembrar que há muitos anos que existem portáteis com sensor de impressões digitais - tecnologia que, no entanto, nunca se tornou verdadeiramente comum nesse segmento; talvez agora o faça.)

Teremos que esperar pela WWDC para ver se a Apple decide levantar o véu sobre estas novidades...

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)