2016/05/04

Criança de 10 anos recebe 10 mil dólares por vulnerabilidade no Instagram


Ninguém gosta de bugs... a não ser quem vê a sua conta bancária encher-se com 10 mil dólares por ter descoberto um. Foi o que aconteceu com um jovem finlandês com apenas 10 anos.

Diz o ditado que "é de pequenino que se torce o pepino", parecendo ser precisamente isso que fez o jovem Jani, que com apenas 10 anos recebeu uma recompensa de 10 mil dólares do Facebook por ter descoberto uma vulnerabilidade grave no Instagram.

Jani descobriu uma falha que lhe permitia apagar qualquer comentário de qualquer utilizador, utilizando uma API do serviço que não estava a validar se o comando para apagar o comentário pertencia a um utilizador com essas permissões; e depois de ter demonstrada a falha em comentários de teste criados pela equipa do Instagram, foi recompensando com a bonita soma de 10 mil dólares, que será gasto em "equipamento desportivo e uma bicicleta".

Quantos de vocês se podem gabar de ter ganho 10 mil dólares quando tinham 10 anos, graças a uma brincadeiras com APIs em serviços na internet (coisa que Jani diz ter aprendido a fazer vendo vídeos no YouTube.) Da próxima vez que tiverem filhos a passear pelo YouTube... deixem-nos andar! :)

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)