A Apple veio popularizar a detecção de pressão nos touchscreens com o seu 3D Touch, e agora são muitos os fabricantes que se apressam a adicionar funcionalidade idêntica. Com o ForcePhone isso é algo que poderá ser feito via software, dispensando hardware específico para essa função.
Em vez de obrigar à utilização de touchscreens com capacidade para detectar a pressão do toque, o ForcePhone recorre a uma técnica mais original para conseguir a mesma capacidade: o som. O sistema consiste em usar a coluna do smartphone para emitir um tom contínuo de 18kHz, demasiado elevado para ser ouvido por nós, mas que serve de referência para detectar toda e qualquer pressão que for exercida no corpo ou ecrã do smartphone, podendo ser captado pelo seu microfone.
Com este sistema um smartphone pode detectar a pressão do toque sem necessitar de qualquer hardware adicional, traduzindo-se numa redução de custos e a possibilidade do sistema ser melhorado ao longo do tempo mediante simples actualizações do software.
O sistema vai ser demonstrado publicamente na MobiSys 2016 em Singapura, em final de Junho. Mas como sempre, o maior problema será que esta funcionalidade seja suportada pelo sistema de forma global, e infelizmente parece que nem mesmo o próximo Android N trará isso de origem.
Mas será que desta forma também detecta a pressão dos dentes de um cão raivoso? :P
ResponderEliminar