2016/05/30

Google vai oferecer espaço ilimitado a quem tiver um Nexus?


O Google Photos já permite ao utilizador guardar as suas fotos sem limite de espaço, mas para isso os utilizadores têm que aceitar a aplicação de compressão nas suas fotos e vídeos. Em breve a Google poderá dar um bónus aos utilizadores com dispositivos Nexus, disponibilizando espaço ilimitado para as fotos e vídeos em formato original.

Quem quiser guardar as suas fotos e vídeos intocados pode fazê-lo, mas o espaço ocupado irá subtrair-se ao espaço disponível que tem na sua conta da Google (15GB gratuitos). Mesmo tendo preços bastante simpáticos (100GB por apenas $1.99/mês) nada bate algo gratuito, e é precisamente isso que a Google se prepara para fazer - se se vierem a concretizar as intenções referidas no interior da app Google Photos e que falam da possibilidade de se fazer o backup de fotos e vídeo com a qualidade original, com espaço ilimitado gratuito.



Falta saber como irá a Google implementar esta funcionalidade no caso do utilizador ter mais do que um equipamento a efectuar backup para a sua conta. Uma das hipóteses é a definição do "tipo de armazenamento" passar a ser definida por equipamento e não por conta; e desta forma, apenas os Nexus fariam upload sem terem as imagens sujeitas a compressão - mas iria complicar a vida dos utilizadores, que poderiam ver-se perante situações em que algumas fotos contam para o espaço, outras não, etc. etc.

De qualquer forma, seria uma excelente medida por parte da Google, que iguala (ou supera) outras que encontramos em parcerias de outros fabricantes com serviços na cloud, e que disponibilizam espaço extra gratuito - se bem que, por norma, apenas durante um determinado período de tempo, que neste caso dos Nexus, não parece existir.


(E já que estão a oferecer, também seria simpático se incluíssem algum espaço extra genérico no Google Drive, para não se limitarem apenas às fotos e video. :)

1 comentário:

  1. Quem dá e volta a tirar, ao inferno vai parar. Já ninguém conta que essas ofertas durem para sempre.

    ResponderEliminar