2016/05/01

O voo ultra-silencioso dos mochos


Animais voadores há muitos, mas nem todos se podem orgulhar de ter um voo ultra-silencioso. Os mochos são campeões do silêncio, continuando a fascinar os cientistas (e público em geral.)

Para tentar descobrir porque motivo uns pássaros são mais barulhentos que outros, foi feita uma experiência que colocou diferentes pássaros a voar sobre uma série de microfone (e posteriormente plumas) e a diferença "faz-se ouvir".

Enquanto pássaros como os pombos são bastante ruidosos de cada vez que batem as asas, e até mesmo os falcões continuam a fazer-se ouvir com as suas batidas poderosas, os mochos são capazes de voar em silêncio quase absoluto - o que se torna essencial para poderem apanhar as suas presas sem as alertarem para a sua aproximação. Um feito que se torna possível graças a asas de grandes dimensões (face ao seu corpo), e que nos faz ter vontade de um dia, também poder voar tão silenciosamente.

(Imagino que voar num planador possa proporcionar uma experiência idêntica... mas ainda não tive oportunidade de o comprovar pessoalmente. :)

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)