2016/05/13

Opera ganha modo de poupança de energia


O browser Opera há muito tem apostado na introdução de novidades (que muitas vezes acabam por ser copiadas por outros), e agora passa a ter um modo de poupança de bateria.

O modo de poupança de bateria é algo que já estamos habituados a ver a nível do sistema, mas esta será a primeira vez em que tal é aplicado a um browser. Uma opção que faz todo o sentido considerando as alterações de utilização ao longo dos últimos anos (e que faz com que o browser seja actualmente o programa que a maioria das pessoas terá aberto continuamente nos seus computadores, e provavelmente com dezenas de páginas.)

Este Power Saving do Opera está disponível na versão developer, e quando activado reduz o processamento aplicado às páginas em backgroud, altera as definições de redraw da página, e outros detalhes para dar prioridade à poupança de energia. O efeito é notório, com alguns utilizadores a descobrirem que o seu computador dura mais 2 ou 3h com este modo activado.

Importa relembrar que as preocupações de energia não são exclusivas do Opera, e que também o Chrome e Safari implementam sistemas que visam poupar energia (por exemplo, no Chrome as páginas que tenham vídeo ficam suspensas até que as visitemos pela primeira vez.) Mas, tal como se recomenda uso do Opera para poupar dados ou recorrer à sua VPN integrada... poderá passar a fazer-se o mesmo para quem usar um browser sem que isso lhe roube umas horas de autonomia.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)