2016/05/03

Samsung cria app para proteger olhos das crianças nos tablets e smartphones


Os smartphones e tablets vieram contribuir para que se passe ainda mais tempo a olhar para um ecrã (face ao que já se passava a olhar para os ecrãs dos computadores e televisores) e agora a Samsung lança uma app que pretende ajudar a proteger os olhos das crianças.

Quem é que já não assistiu a uma criança segurar um tablet demasiado próximo dos olhos? Para evitar os avisos recorrentes para que mantenham o tablet a uma distância mais saudável, a Samsung lançou a app Samsung Safety Screen (Visor Seguro) que o fará de forma automática, mesmo quando os pais estão distraídos.

A app para Android funciona usando a câmara frontal para detectar a proximidade do rosto do utilizador, e sempre que a distância é demasiado reduzida surge um alerta que tapa o ecrã pede para que se afaste o mesmo para permitir a normal utilização do mesmo. Assim não há desculpas para distracções, que no mínimo contribuem para a fadiga ocular, e que nos piores casos poderão contribuir para o desenvolvimento de miopia.

É uma app bem útil, mas há relatos que indicam que a sua utilização tem um impacto adverso bem significativo na autonomia (certamente por necessitar de utilizar a câmara frontal de forma contínua e de fazer o processamento para a detecção do rosto). Ainda assim, pode ser um factor benéfico adicional, por limitar automaticamente o tempo máximo que a criança poderá utilizar o tablet... quando acabar a bateria, acabou. :)

1 comentário:

  1. Acho que podiam transformar esta numa killer app se tivesse um modo de detetar quando a criança parou de comer (ou mastigar) e fazia pausa no video e só continuava a tocar quando voltasse a meter uma garfada/colherada na boca ;)

    ResponderEliminar