2016/05/28

Terrapattern é um motor de pesquisa visual para imagens de satélite


Até admira que a ideia não tenha partido da Google, mas é bem provável que isso seja resolvido num futuro próximo: o Terrapattern é um serviço que nos deixa fazer pesquisas visuais em imagens de satélite.

Serviços como o Google Maps são excelentes a fazer pesquisas de moradas, mas não permite fazer algo como pesquisar por todas as rotundas, ou piscinas, ou campos de futebol com base nas imagens. É isso que faz o Terrapattern, aplicando o reconhecimento e pesquisa de padrões com ajuda da inteligência artificial.

Por agora este projecto está disponível apenas para umas poucas cidades, com os resultados a terem sido pré-calculados para acelerar a sua apresentação, mas facilmente se imaginam as potencialidades de um serviço destes aplicado à escala mundial. Por exemplo, seria muito mais simples descobrir barcos "perdidos" algures na imensidão do oceano; ou contabilizar quantos jardins ou parques infantis podem existir numa determinada região.

Actualização: já temos um serviço que faz a pesquisa visual a nível mundial.

Certamente as finanças irão gostar da possibilidade de poderem automaticamente descobrir todas as piscinas no território, sem terem que perder tempo a fazê-lo manualmente no Google Maps. :)

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)