2016/06/08

Actualização remota deixa Lexus sem sistema de navegação


Com a complexidade acrescida dos sistemas electrónicos nos automóveis, chegam também os cenários de pesadelo que tão bem conhecemos do mundo da informática, e nos EUA uma actualização remota parece ter deixado milhares de veículos num "purple screen of death".

Ao contrário da Mitsubishi, a Lexus optou pela decisão mais correcta de ter uma ligação de dados mobile nos seus veículos, que lhes permite fazer coisas como actualizações remotas. O problema é quando essas actualizações vêm causar problemas que não existiam, com muitos donos de Lexus a descobrirem que o seu automóvel tem o sistema de navegação em reboot contínuo ou a piscar um ecrã púrpura.

Já sabemos que ninguém está imune a erros (a própria Microsoft já lançou algumas actualizações problemáticas no Windows que deixaram milhões de pessoas em pânico) mas quando estas actualizações são referentes a veículos, estamos a falar de riscos acrescidos - mesmo considerando que neste caso se trata apenas do sistema de navegação e "acessórios" e não do sistema de condução em si.

É que no futuro, com carros autónomos a serem controlado por software, que também necessitará de actualizações, este é o tipo de coisa que não pode mesmo acontecer - nem que tenha que ser conseguido à custa de uma velha opção que nós tão bem conhecemos: "tem uma actualização disponível, deseja instalar?" NÃO! :)

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)