2016/06/26

Huawei prepara sistema próprio como alternativa ao Android da Google


Tal como a Samsung tem o Tizen, e a Amazon o seu Fire OS, também a Huawei está a prepara um sistema operativo próprio para os seus smartphones, como "backup" caso a utilização de Android se torne indesejável.

Actualmente a Huawei tem excelentes relações com a Google (fez o Nexus 6P e fala-se que fará novo Nexus este ano) mas no mundo dos negócios ninguém gosta de estar completamente dependente de outra empresa - aquilo que hoje pode ser um excelente relacionamento pode mudar quando menos se espera, deixando um dos lados vulnerável. É precisamente para evitar isso (ou para servir para pressionar a Google, caso seja necessário) que a Huawei está a preparar uma versão própria de um sistema operativo para os seus smartphones.

Não há muitos detalhes sobre o sistema, mas será de imaginar que a Huawei optará por um sistema ao estilo do Fire OS da Amazon, que tem por base o Android open-source; e que assim permitiria com mais facilidade ter acesso às apps Android já existentes, em vez de obrigar os developers a criar novas apps completamente de raiz... o que não seria muito fácil (veja-se a dificuldade que até a Microsoft tem tido para atrair e manter apps para os seus Windows Phones.)

Sinceramente, espero que a Huawei nunca tenha necessidade de vir a recorrer a este seu sistema operativo. Isso significaria que tinha entrado em rotura com a Google e viria fragmentar o mercado ainda mais - não sendo também fácil de prever como é que o mercado reagiria a mais um sistema operativo mobile, com mais uma loja especifica só para a Huawei. Será melhor pensar que esta medida será apenas usada para efeitos de peso negocial quando está a fazer acordos com a Google... e nada mais.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)