2016/06/17

NOS está a ignorar utilizadores Windows?


Lembram-se dos tempos em que os utilizadores de Linux tinham continuamente que se queixar de discriminação por não terem acesso a programas e serviços disponíveis para outras plataformas? Agora isso parece acontecer até com o Windows, pelo menos no que diz respeito ao acesso às apps da NOS.

O nosso leitor Rui Silva enviou-nos uma "carta aberta" na qual mostra a sua indignação perante o tratamento dado pela NOS aos utilizadores Windows, quando disponibilizam múltiplas apps para plataformas Android e iOS, mas para Windows a oferta seja praticamente inexistente - situação que se torna mais caricata quando a NOS em tempos faz uma parceria com a MS que visava uniformizar toda a sua plataforma.

Para uns o caso quase poderá ser considerado "justiça poética", dando aos utilizadores Windows um pequeno sabor daquilo que têm sofrido ao longo de décadas; para outros será apenas a constatação da realidade do mercado, onde a reduzida percentagem de Windows Phones tem feito com que mais e mais serviços deixem de apostar nessa plataforma (temos o caso do PayPal por exemplo).

Embora tanto a Vodafone como a MEO (ainda?) tenham apps para Windows, será que a NOS deveria fazer esse esforço e também suportar os utilizadores Windows... ou será que a tendência será para que, no futuro, também os outros deixem de ter apps para Windows e se centrem no Android e iOS?


Segue-se a carta integral:
Carta Aberta à NOS
Assunto: Discriminação negativa para utilizadores da plataforma Windows

Exmo. Sr. Presidente, Dr. Miguel Almeida.

Começo por salientar que as inovações recentemente estreadas pela Entidade que V.ª Ex.ª representa, ferem discriminatoriamente, todos os utilizadores de equipamentos Windows, nomeadamente equipamentos Microsoft Lumia os quais, V.ª s Ex.ª s dispõem para venda nas rede de Lojas NOS e online. É estranho que ao venderem um equipamento, “inibam” o “cliente Windows” de poder usufruir de aplicações do operador quando, produzem as mesmas para plataformas concorrentes.

Mais irónico se torna, quando em tempos V.ª s Ex.ª s, fizeram um acordo com a Microsoft no sentido de uniformizar toda a plataforma. Estranho…mesmo.
Os utilizadores de equipamentos móveis da plataforma Windows, não tem aplicações tais como:

- NOS Comando
- NOS Wifi
- NOS Calling Rings
- NOS Cinemas
- NOS Telefone
- NOS IRIS
- NOS CLIENTE

Ficando apenas e tendo que se resignar, à aplicação NOS BONUS (vá lá, ao menos isso)!

Estes clientes – incluindo eu obviamente, tínhamos ainda a aplicação NOS IRIS ONLINE que ultimamente parece ter sido eliminada. E deste modo atualmente não tenho NADA da NOS, à exceção do NOS BONUS.
Se anteriormente ainda poderia ver o NOS Online no tablet, o NOS TV não corre num Surface RT – o que o NOS IRIS ONLINE servia perfeitamente para que o meu filho pudesse ver os desenhos animados fora de casa. Esse era o factor principal da aplicação.


Já no meu equipamento Lumia 630 DS, o NOS TV não aparece, e quando apontado no EDGE (browser) indica-me que a resolução do meu equipamento não me permite aceder ao site! O que me parece ter sido criado para uns, e não para todos!
A mesma coisa quando no Tablet Surface RT! Mas mesmo que comprasse neste momento um Tablet com Windows 10, não tinha acesso à App (coisa que quem compre um Tablet Android ou Ipad tem acesso a essa mesma app)! Não teria alternativa senão ter de abrir um browser e pedir “aos deuses” que o mesmo seja compatível com os requisitos de alguém que talvez não goste do Windows.

Julgo assim estar perante Fatores Discriminatórios em que apenas e só, utilizadores das plataformas ANDROID e IOS é que são os detentores de toda a classe e conforto dos Serviços.
Parece que os consumidores de equipamentos com Windows serão assim, “Filhos de um Deus menor” e não terão acesso, pois nada foi pensado nessa vertente, julgo eu.

Tenho que com sinceridade, pensar seriamente na mudança de operador. SIM.
A MEO tem apps para o Surface RT, para o Windows Phone(8)/Windows 10 Mobile e para PC!
E a Vodafone também se preocupa com os utilizadores Windows Mobile!

Não estou a ver nem me parece que a NOS venha a ter, pela perspetiva que aparenta!

Portanto se os Sr. s, supostamente não tem consideração por pessoas que utilizam plataformas Windows, também eu não irei ter mais consideração pelos vossos serviços! São 13 anos de cliente que se esfumaçam na vossa consideração por mim e por aqueles que como eu, usam esta plataforma.
E não vou voltar a falar da BOX, as cartas anteriores já discriminaram bem, o mal que vai no vosso software!
Farto de fazer HARD Reset/reset Forçado á box! As lentidões são fantásticas! Com disco ou sem disco!
Facto curioso: Gostava de saber se V.ª s Ex.ª s monitorizam quantas vezes a box é iniciada! E quantas vezes a mesma bloqueia!

E por último, mas não menos importante!
Muito obrigado pela chamada de retorno da linha comercial que aguardo desde as 10:30 do 08/06/2016!
Bem que continuo à espera da dita chamada…até hoje! Sobre a UMA…

Cumprimentos

Rui Silva

9 comentários:

  1. A ZON/NOS também nunca resolveu a incompatibilidade do Hub com equipamentos Apple, nomeadamente a sincronização Wi-Fi no iOS com o iTunes... Não os estou a ver a fazer apps para Windows Phone, visto que não resolvem um problema que tem uma userbase maior. É pena, mas é assim que este operador funciona.

    ResponderEliminar
  2. Nah... Se não enviarem a 'carta' para Angola, tirem lá o cavalinho da chuva, porque NOS é coisa que já não nos pertence...

    ResponderEliminar
  3. Já agora para blackberry's não? :P
    Existem mais pessoas com blackberrys que windows phones.

    ResponderEliminar
  4. Mas e falarmos do Iris online que durante quase um ano apenas funcionou no Explorer e mal mesmo muito mal. Um jogo de futebol mais apelativo era capaz de cair de 15 em 15 minutos.

    Agora a nova versão teve uma semana a dizer que só funcionava em Chrome e Edge, depois quando íamos ao Chrome dizia que só funcionava no explorer ....

    Espero que a partir daqui funcione melhor.

    ResponderEliminar
  5. Já agora outro ponto o Nos cinemas é raro o dia que não diz "impossibilidade de comprar bilhete ou consultar bilheteira " uma coisa deste género

    ResponderEliminar
  6. Para mim era simples de resolver, publique-se a API e cada um faz para o sistema que entender.
    Pagar a programadores para desenvolver num sistema praticamente morto acho que não faz muito sentido, a esmagadora maioria, quer queiram, quer não, é Android e iOS.

    ResponderEliminar
  7. O nos.tv não funciona no browser dos lumia?

    ResponderEliminar
  8. Nostv não funciona em asus com android...

    ResponderEliminar

[pub]